Sexualidade na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Santina Célia Bordini
Mestranda em Educação
UFPR
santinabordini@terra.com.br
1. Analisando algumas situações:
Situação 1
É mais um dia de aula como outro qualquer em uma sétima série de uma escola pública do estado do Paraná. Aula de ciências. 4º bimestre do ano de 1990. Conteúdo: corpohumano. Assunto: Aparelho reprodutor masculino e feminino. Todos os alunos estão em silêncio e a professora inicia a aula falando:
- A função dos sistemas reprodutores é a perpetuação das espécies. Em contraste com os outros sistemas que vocês estudaram até então que tem como função a manutenção da vida do individuo como a digestão, a respiração, a circulação e a excreção, sem as quais o individuonão sobrevive, os sistemas reprodutores só tem uma única função no nosso corpo a reprodução.
Agora, abram o livro de ciências (Gewandsznajder, 2002) na página 187 que diz o seguinte: “A reprodução é fundamental para a espécie humana e para os seres vivos em geral. De fato, se tivéssemos, em algum momento da evolução humana, perdido a capacidade de nos reproduzir, nossa espécie já estariaextinta. Mas as relações sexuais e a reprodução humana têm muitas outras conseqüências: desde uma gravidez não desejada até o risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis – inclusive a AIDS”.
Situação 2
Livro de ciências, 7ª série da editora Scipione, 2004. Vários autores (APEC) coleção Construindo Consciências, página 112. Título do capitulo 1 “A sexualidade nos animais e nas plantas”.
Quediscursos sobre corpo, sexo, sexualidade, natureza e cultura estão sendo reproduzidos por esses meios pedagógicos?
Que tipo de representações de ciência, de corpo e de natureza estão sendo naturalizadas por esses meios?
São essas as questões centrais que me disponho a buscar reflexões em meu projeto de pesquisa. Pretendo problematizar o trabalho escolar de discussão sobre a sexualidade a partirdo ensino de ciências com alunos do Ensino fundamental. Minha primeira impressão, pelo fato de ser bióloga por formação acadêmica, era de que existisse realmente uma natureza que eu gostaria de entendê-la em sua essência. E a Ciência se constituiria num lugar privilegiado capaz de descrevê-la, interpretá-la e controlá-la a fim de explicar todos os fenômenos naturais.
Para encontrar algumasrespostas fui buscar leituras no campo teórico dos Estudos Culturais.
2. O que são afinal estudos culturais?
Os Estudos Culturais são caracterizados pelo investimento que faz na discussão do significado político sobre a cultura. Trata-se de colocar a cultura na centralidade das discussões, onde são estabelecidas as desigualdades no que se refere à etnia, sexo, gerações e classes.
Estudiososcontemporâneos, como Stuart Hall (1997) tem chamado a atenção para o papel central da cultura nos modos de ser e de estar no mundo. A cultura é entendida então nesse campo, como o conjunto de práticas produtoras de significado sobre as coisas do mundo e sobre nós mesmos. A cultura precisa ser estudada e compreendida tendo-se em conta a enorme expansão de tudo o que está associado a ela, por isso osestudos culturais são caracterizados por abordar vários campos de saberes, hibridizar concepções e romper com certas lógicas cristalizadas.
Os estudos culturais possibilitam entender de forma mais ampla, mais complexa a educação e os sujeitos que ela envolve. Onde questões como cultura, identidade, representações e discursos ocupam o primeiro plano.

2.1 – Os estudos Culturais da Ciência
Osestudos culturais da Ciência no campo da disciplina denominada Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) inspiram a realizar primeiramente investigações de como essas áreas e disciplinas se instituem em arranjos socioculturais. Para isso é preciso focalizar as análises nas ações, movimentos e processos considerados como instâncias que, em determinadas épocas e circunstâncias, foram...
tracking img