A SEXUALIDADE NA SALA DE AULA E SUA ABORDAGEM

406 palavras 2 páginas
A SEXUALIDADE NA SALA DE AULA E SUA ABORDAGEM
Dois assuntos são abordados quando pensamos em gênero, sexualidade e que grande maioria dos professores são mulheres.
Mas gênero não significa apenas mulheres mais inclui homens também porque não tem nada haver com corpos sexuados, como por exemplo: cor de rosa não representa só as mulheres assim como azul não representa somente os homens isso acaba sendo como sociedade determina.
Gênero tende a ser cada vez mais usado para referir se a hierarquia masculina e feminina, as diferença entre o sexo e a relações de poder entre ambos estão sempre ligadas, as diferenças de classe social, raça, etnia, idade etc.
E assim vai surgindo as diferença culturais, no sistema educacional meninos encontra-se com mais dificuldade do que as meninas.
Portanto os meninos são mais descuidados, bagunceiros, falam muito em sala de aula, e a presença é quase que garantida nas aulas de recuperação em muitos casos desistem de estudar para atuar no mercado de trabalho para que possam ajudar nas despesas da casa.
Já as meninas tem um melhor rendimento por serem mais organizadas e disciplinadas, por conseqüência freqüentam mais a escola, mais e em alguns casos o rendimento deixa a desejar, pois estas utilizam como fuga do trabalho domestico não remunerada, demonstrando total desinteresse pelo estudo.
E quando chega puberdade e a pré-adolescência, vem à descoberta sentimental de ambos os sexos não prestam atenção na aula para falar de namorados, e o único interesse por temas ligados a sexualidade.
E isso de fato acaba prejudicando o desempenho escolar, elas buscam conciliares as novas preocupações com fatos novos que vem surgindo em suas vidas. Parece complicado para as meninas equilibrar frente à professora o bom desempenho escolar com características associada feminilidade e a sedução, para os meninos também passam a imagem de serem e másculos e os bons alunos.
Os meninos desenvolvem uma masculinidade de protesto, por meio de desafio à

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas