Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL JUNDIAÍ
Tecnologia em Marketing

Economia –
Professor



Jundiaí – SP
Junho de 2012

-------------------------------------------------
CAP. 06 – QUESTÕES

1 - Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e da Microeconomia
Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandesagregados como, por exemplo: renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, taxa de juros, etc. A Macroeconomia tradicional, é baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, que são as preocupações da Microeconomia.

2- Sintetize os objetivos de políticaeconômica.
O alto nível de emprego; Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços; Distribuição Eqüitativa de Renda; Crescimento Econômico; Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial.

3- Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda?Justifique sua resposta.
Não concordo. Uma inflação galopante esfarela em poucos meses o salário das pessoas mais pobres, exceto as classes altas que podem se defender via aplicações. Não existe nada pior para a questão da distribuição de renda. Portanto, a afirmação é totalmente incorreta, uma vez que políticas de estabilização da inflação ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os debaixa renda) para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediatamente posterior ao Plano Real ilustra bem esse ponto.

4- Comente a questão da compatibilidade (ou não entre as metas de melhoria no grau no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período de “milagreeconômico”.
A idéia da não compatibilidade entre crescimento econômico e distribuição de renda está calçada na idéia de que a elevação da taxa de poupança, necessária para o aumento do investimento e, conseqüentemente, para o crescimento econômico, não seria possível com a distribuição de renda, dado que a taxa de poupança da população mais pobre seria menor. Este conceito não é necessariamente verdade (háformas de incentivar a elevação da taxa de poupança da população de menor renda). Com relação ao milagre econômico, a idéia de que a concentração de renda deu-se apenas devido à elevação da demanda por mão de obra qualificada, sendo um subproduto do próprio desenvolvimento não parece ser verdadeira, pois se este fosse o caso, uma política intensa de treinamento (bem maior que o MOBRAL existente naépoca) levaria a uma redistribuição de renda que compensaria os efeitos deletérios do desenvolvimento, fato que pelo visto não se concretizou.

5 – Resuma os instrumentos de política econômica
Os instrumentos de política econômica são: Política Fiscal; Gastos Públicos e Impostos que são instrumentos que afetam o lado real da economia; Política Monetária que são instrumentos ligados a quantidadede moeda e títulos públicos. Os principais instrumentos da política monetária são: emissões, reservas compulsórias, open market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros; Política Cambial e comercial que são políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. Política de rendas que refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários,aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

6 – Conceitue Oferta Agregada e Demanda Agregada de bens e serviços.
Demanda agregada é a quantidade de bens ou serviços que a totalidade dos consumidores deseja e está disposta a adquirir em determinado período de tempo e por determinado preço. A demanda agregada representa o gasto total (PIB real) da economia à nível de preços. A...
tracking img