Sexualidade na adolecncia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A Influencia da Sexualidade na Adolescência no Aprendizado, tendo como problemática Como trabalhar a sexualidade dos jovens na adolescência?. Percebemos em nosso dia a dia o anseio da comunidade em orientar os jovens com relação à sexualidade. Por isso sentimos a necessidade de pesquisar e buscar alternativas para colaborar com a formação integral dos adolescentes da ColégioMunicipal Lucas Cardoso. Alem disso, pretendemos ajudá-los a esclarecer suas duvidas para que adquira maior confiança em si próprio. Falar sobre sexo às vezes é tão difícil, principalmente para adolescentes, mesmo o tema estando estampadas em programas de televisão, músicas, revistas e tantas outras maneiras, que fazem parte do dia a dia e da nossa realidade, porque temos a responsabilidade deorientarmos de forma correta, para não confundi-los ou ate mesmo de deixá-los com medo de iniciar a vida sexual. As famílias não oferecem formação a seus filhos, deixando-os que aprendam tudo na escola, com isso aumenta a responsabilidade da escola de dar uma boa orientação aos jovens para que seja esclarecido todos os preconceitos e tabus.
E necessário que haja uma aproximação aos alunos parasabermos suas reais curiosidades, deixando ai sugestões e atividades de como poderá ser trabalhada a sexualidade nas escolas e até mesmo dentro do seio familiar.

Alguns pais não falam sobre sexualidade por medo, por não considerarem assunto para crianças e por outras razões diversas, muitas vezes pela própria educação que tiveram. A confusão forma-se na cabeça das crianças, quando os pais escondemou inventam algo, criando verdadeiros tabus. Meninos e meninas acabam procurando respostas para suas curiosidades, das diversas maneiras nem sempre corretas, através de revistas, filmes e conversas com amigosnão obtendo na maioria das vezes respostas corretas.



2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A discussão sobre a inclusão da sexualidade no currículo das escolas tem se intensificado a partir dadécada de 70, por ser considerada importante na formação global do indivíduo. As manifestações de sexualidade afloram em todas as faixas etárias. Ignorar, ocultar ou reprimir são as respostas mais habituais dadas pelos profissionais da escola. Estas práticas se fundamentam na idéia de que o tema deva ser tratado exclusivamente pela família. Os PCNs definiram a orientação sexual como um dos temastransversais que devem perpassar toda concepção e estruturação do ensino fundamental e médio em nosso país. A educação sexual escolar sempre foi objeto de polêmica em nossa tradição educacional. A escola brasileira pública e privada, sempre manteve este tema distante de seus procedimentos curriculares e responsabilidades institucionais.(NUNES, 2000, p. 13). De acordo com Sampaio (1995), a sexualidadedeve ser orientada de forma a preparar o individuo para a vida, porém para educar é preciso que o educador esteja preparado para tal tarefa. Busca se considerar a sexualidade como algo inerente a vida e a saúde, que se expressa desde cedo no ser humano. Engloba o papel do homem e da mulher, o respeito por si e os estereótipos atribuídos e vivenciados em seus relacionamentos, o avanço da AIDS e dagravidez indesejada na adolescência, entre outros que são problemas atuais e preocupantes. Todos esses fatores denotam uma necessidade cada vez maior da inclusão da temática sexual no currículo escolar. Em vez de nos fornecerem prontamente informações sobre a vida sexual, procuram por todos os meios ocultá-la. Em matéria sexual os homens são em geral insinceros. Não expõem a sua sexualidadefrancamente; saem recobertos de espesso manto, tecido de mentira, para se resguardarem, como se reunissem um temporal terrível no mundo da sexualidade. E não deixam de ter razão; o sol e o ar em nosso mundo civilizado não são realmente favoráveis a atividade sexual (FREUD, 1970, p. 38-39). Fagundes (1995) acredita que se uma criança não tem desde cedo um esclarecimento sobre assuntos ligados ao sexo,...
tracking img