O ciclo mestrual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ciclo menstrual, modernamente denominado ciclo sexual feminino mensal, e um mecanismo fisiológico que integra o hipotálamo(uma região do encéfalo dos mamíferos localizado sob o tálamo, formando uma importante área na região central do diencéfalo, tendo como função regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistemaendócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula pituitária), a hipófise (ela coordena o funcionamento das demais glândulas, porém não é independente,obedece a estímulos do hipotálamo) e os ovários ( são as glândulas sexuais femininas localizadas no abdome e acopladas a eles estão as tubasuterinas).
Entre nove e dez anos, a hipófise começa a secretar, muito lentamente, FSH(Hormônio Folículo Estimulante
é uma glicoproteína que regula o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios. O FSH é secretado pela glândula pituitária anterior) e LH(hormônio luteinizante. Este hormônio, também produzido na hipófise, como o FSH, atua principalmente na iniciação domecanismo de ovulação), hormônios que se acumulam no sangue de modo progressivo até os doze anos, quando normalmente ocorre a menarca(primeiro ciclo menstrual).
No século XIX, a menina tinha a primeira menstruação entre 16 e 17 anos. Ao longo do século XX,entretanto, esses eventos fisiológicos passaram a ocorrer cada vez mais cedo.
Por que a menarca está sendo antecipada? Vários fatores concorrempara isso, destacando-se a melhoria da qualidade de vida e da alimentação e algumas variáveis ambientais.
Etapas do ciclo menstrual:
Um período menstrual normal tem duração media de 28 dias. Inicialmente, o hipotálamo secreta os hormônios liberadores das gonadotrofinas(Gn-RH), que atuam sobre a adeno- hipófise , estimulando-a a secretar o FSH e o LH. Esses dois hormônios estimulam os ovários asecretarem estrogênio e progesterona, que controlam o ciclo menstrual.
* Fase menstrual:
Começa no primeiro dia do ciclo, e acaba no quinto dia, caracterizando-se pela liberação de pequenos volumes sanguíneos e fragmentos de endométrio, a maioria das mulheres perde entre 50ml-150ml de sangue e tecido durante o ciclo menstrual.
* Fase proliferativa:
Começa no quinto ou sexto dia do ciclo eacaba entre o décimo segundo e décimo quarto dia. Após cessar a menstruação, o novo folículo ovariano(ou folículo de Graaf) amadurece sob a influencia do FSH e secreta quantidade crescente do estrogênio, que estimula a proliferação celular do endométrio. Esse revestimento uterino aumenta em espessura, torna-se muito irrigado e apto para receber um possíel ovócito II fecundado.

* FaseOvulatória
Dura entre 1 e 3 dias e culmina com a ovulação, o estrogênio atinge o seu nível máximo e, por feedback negativo, reduz a secreção do FSH. O LH estimula a maturação do folículo e, quando atinge sua taxa máxima, provoca o rompimento folicular e liberação do ovócito II para o interior da tuba uterina.
* Fase secretora ou luteínica
Dura entre 13 e 14 dias. Após a ovulação, sob a influênciado LH, o folículo ovariano transforma-se em corpo amarelo (ou corpo lúteo), que secreta a progesterona e o estrogênio durante 2 semanas. A partir desse momento, há um forte aumento de progesterona e outro menor de estrogênio. A progesterona prepara o endométrio mantendo-o espesso e irrigado, além de desenvolver as glândulas secretoras do útero. Durante essa fase as taxas de progesterona eestrogênio reduzem os níveis de LH e FSH no sangue até o 27* dia. Entre o 25* e 27* dia, o corpo lúteo começa a degenerar e as quantidades de estrogênio e progesterona diminuem rapidamente.
* Fase Isquêmica
A queda brusca de progesterona e estrogênio entre o 27* e o 28* dia causa a isquemia uterina, isto é, a diminuição da irrigação sanguínea, o que provoca a degeneração e o desprendimento de...
tracking img