Ciclo mestrual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é ciclo menstrual?

Ciclo menstrual é o período que rege a vida hormonal da mulher. Vai do primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da menstruação seguinte. Geralmente,sua duração é de 28 a 30 dias, mas há mulheres que têm ciclos maiores ou menores e outras que têm ciclos irregulares, isto é, o tempo entre as menstruações pode variar de uma mulher paraoutra.

No ínico podem ser muito irregulares, com quantidade e duração de fluxo variando de ciclo para ciclo. Intervalos de quatro, cinco ou seis meses são comuns nesta fase.Considerando um ciclo regular de 28 dias, teoricamente em torno do décimo quarto dia ocorre a ovulação, que é o processo de liberação do óvulo pelo ovário, que uma vez liberado inicia seu caminhoatravés da trompa para a "fecundação" - o encontro do óvulo com o espermatozóide. A ovulação é considerado como o "período fértil", ou seja quando a mulher tem maiores possibilidades deengravidar. Se não houver a fecundação, óvulo descama e é então eliminado através da menstruação. Isto se repete todos os meses ciclicamente.

De uma maneira geral, costuma-se dizer queuma mulher é fértil entre o décimo e o décimo-oitavo dia do ciclo por ser mais provável que ocorra a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase.

Entretanto, aovulação pode acontecer em praticamente qualquer dia do ciclo por vários fatores, tais como estímulos ambientais, emocionais, atividade sexual etc., o que pode modificar totalmente a previsão dosdias férteis e da probabilidade de uma fecundação.

Por isso ao ter relações sexuais é sempre muito importante usar a "dupla proteção", a camisinha, que além de proteger da gravidezindesejada, protege também de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), associada a um outro método anticoncepcional que deve ser escolhido em conjunto com o médico ou médica.
tracking img