Trabalho de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

É necessário criar em todas as empresas, tanto nas industriais, comerciais e prestadoras de serviço, um sistema contábil que permita o acompanhamento da gestão da empresa. Esse sistema deve permitir que o administrador perceba se esta gerando lucros ou prejuízos, para tomar suas decisões.
Esse acompanhamento pode ser feito por meio de técnicas contábeis degerenciamento, que permitem vislumbrar informações úteis na avaliação, controle e tomada de decisão nos processos do dia a dia da organização.
No decorrer do trabalho mostrar-se-á quais as maneiras para saber os custos dos produtos sejam eles produtos semelhantes ou totalmente diferentes, colocar-se-á os métodos utilizados para cada tipo de produto.























2MÉTODO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO


Este método é muito eficiente em empresas que atuam principalmente na área de produção, pois serve principalmente para alocar todos os custos da fabricação ao produto, e desta forma consegue determinar verdadeiramente qual é o seu custo. Por esse método os custos indiretos de fabricação, os indefinidos por produtos são apropriadosao produto por meio de rateios.
Enquanto a empresa produzir uma única linha de produtos a apropriação dos custos indiretos requer apenas o custo médio por unidade.

Este rateio pode ser feito tanto do total de matéria-prima, horas maquina trabalhada por produto, por medidas como peso ou até mesmo m2 de material gasto para fabricar uma unidade de certo produto.


Ao discorrer sobreMétodo do Custeio por absorção, Leone (2000, p.242) dispõe o seguinte:



O custeio por absorção é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, oprocedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.




Desta forma, se obtêm o verdadeiro custo do produto, rateando a quantidade de matéria-prima e outros materiais consumidos na fabricação de um determinado numero de produtos. Quando uma empresa produz múltiplos produtos, com múltiplas características, acomplexidade de apropriar os custos indiretos fica maior tendo em vista as características de tamanho, grau de acabamento das unidades produzidas.
Ao se referir a Custeio por absorção Martins (2003, p. 37) afirma que:






É o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação histórica mencionada. Consistem naapropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.



Independente de quanto tempo leva a fabricação, ou quanto de mão de obra é gasto por produto fabricado, é correto dizer que todo produto que necessita ser transformado possui custos demanufatura e muitos outros Custos Indiretos de Fabricação. Com relação aos CIFs, Hansen (2001, p.665/666.) diz o seguinte:




O custeio por absorção atribui todos os custos de manufatura, materiais diretos, mão de obra direta, CIF variáveis, e uma parte dos CIF fixos para cada unidade de produto. Dessa maneira, cada unidade de produto absorve alguns dos CIF fixos da fabrica além doscustos variáveis incorridos para manufaturá-los. Quando uma unidade do produto é completada ela leva esses custos com ela para o estoque. Quando este é vendido, esses custos de manufatura são mostrados na demonstração de resultados com custos de produtos vendidos.





Então se pode dizer que os custos indiretos absorvidos pelo Custeio por Absorção, existentes nos estoques não...
tracking img