Geografia - cartografia, rochas, solos, clima (esquemas sintéticos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA
* CARTOGRAFIA: técnica de representar a superfície terrestre e outros dados por meio da elaboração de mapas e cartas a partir de observações diretas ou análise de documentos.
* Coordenadas Geográficas: sistema de linhas imaginárias (paralelos e meridianos) que servem para localizar um ponto na superfície terrestre.
Por meio dos paralelos e meridianos são determinadas:
*Latitude: distância em graus entre o paralelo de um lugar até o Equador.
* Longitude: distância em graus entre o meridiano do lugar até o Meridiano de Greenwich.
Os locais mais próximos do Equador têm baixa latitude e aqueles próximos aos pólos, altas latitudes.
* O que eram os chamados Orbis Terrarum?
R = representação da Terra num disco plano circundado de água, que tinha forma de um “T”dentro de um “O”.
* O desenvolvimento da cartografia moderna decorreu, principalmente, das conquistas marítimas nos séculos XV e XVI. Instrumentos de orientação, como a bússola, permitiam o desenho de vários rumos nos mapas.

* O que são portulanos?
R = cartas de navegação que contavam com uma rede de rosas-dos-ventos desenhadas a partir de um ponto conhecido, o que facilitava aorientação nas viagens.
Os cartógrafos faziam parte das expedições exploradoras. Além de medir as novas terras, colocavam nos mapas informações sobre os territórios conquistados. Descreviam e desenhavam paisagens, animais, povos nativos e recursos que poderiam ser utilizados pela mentalidade mercantilista da época. Os dados coletados durante as viagens tornavam os mapas mais exatos.
* Qual aimportância da cartografia?
R = proporciona o conhecimento do espaço, que pode assegurar a autonomia político-financeira de um povo. Um exemplo disso é que o desconhecimento das riquezas do solo de uma região pode resultar em mau uso ou evasão de riquezas.
Os mapas também podem conter um conjunto de conhecimentos considerados estratégicos a serem utilizados como instrumentos de poder. Desde as épocasdas Grandes Navegações, as informações e os mapas sobre as terras recém-descobertas foram vitais para as conquistas. Por esse motivo, muitos eram sigilosos e ficavam em poder dos reis. Atualmente, mapas e dados estatísticos considerados estratégicos ficam restritos à minoria dirigente de cada país.
* Diferencie a representação da superfície terrestre em globos e mapas.
R = O globo terrestre éa representação da Terra sobre uma superfície esférica. O mapa é a representação da Terra numa superfície plana.
Projeções (outra ficha)
* NOVAS TECNOLOGIAS CARTOGRÁFICAS

* O sensoriamento remoto é um importante sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais. Constitui-se na captação de imagens feita por instrumentos localizados em satélites artificiais, sem que haja contatofísico.
Outros objetivos dos satélites artificiais:
* Exploração e pesquisa científica
* Estudo de fenômenos físicos da Terra
* Telecomunicações – diversos países mantêm programas de satélites de telecomunicação utilizados na transmissão de informações e na interligação da rede de computadores.

* O Sistema de posicionamento global (GPS) é um sofisticado sistema eletrônico apoiadoem uma rede de satélites que oferece localização instantânea em qualquer ponto da Terra, com uma precisão quase absoluta.
Tem grande utilidade:
* Na confecção de cartas temáticas
* Na construção de estradas, pontes, etc.
* Na coleta de dados para planejamento ambiental

* Diferencie Geoprocessamento de Geo-referenciamento.
R = Geoprocessamento é a tecnologia que abrange oconjunto de procedimentos de armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados.
Geo-referenciamento é uma situação em que uma entidade geográfica é referenciada espacialmente ao terreno por meio de sua localização, utilizando-se de um sistema de coordenadas conhecido.
* O SIG é composto de softwares e hardwares quem têm por finalidade processar dados geo-referenciados, criando...
tracking img