Sesmt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Técnico Segurança do Trabalho -Turma XXXIV – SENAC

Dissertação: Elaboração e Implantação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Local /anbiente: Livre

Docente: Paulo Chianezzi

Grupo: Daniel Ikegami – Alexandre – Paulo – Marlon – Célio Marcos

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional na Empresa Metal Arte

Razão Social: Metalúrgica Bullet CheetahLtda.

Fantasia: Metal Arte

Endereço: Av. Paulo de Oliveira, 1020 – Distrito Industrial – São Jose do Rio Preto-SP

C.N.P.J: 67.943.051/0006-77

Insc. Est.: 746.206.287.707

Nº de Funcionários: 51

Horário Trabalho: Segunda a Sexta: 07:30 as 11:00 das 12:30 as 17:00 Sábado: 08:00 as 12:00

Atividade Principal: Montagem de instalações industriais

C.N.A.E: 42.92-8

Grau de Risco:3

Atividade desenvolvida pela Empresa: Fabricação de armários e gabinetes de aço

Data coleta das Informações: Novembro/2011

RESUMO
Este trabalho trata-se de uma simulação teórica de implantação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, e visa abordar os prováveis riscos dentro de uma empresa fictícia no ramo metalúrgico, onde através de nossos conhecimentos obtidos ateagora no curso Técnico em Segurança do Trabalho, deveremos elaborar um programa visando à importância da mudança significativa no comportamento organizacional em busca de uma cultura de segurança total. Portanto o sistema proposto tem como premissa a melhoria do desempenho em SSO, atuando nos elementos organizacionais e no foco dos indicadores pró-ativos, considerando como influenciadores e/ourepresentativos da saúde e segurança. Dentre os elementos estão à cultura organizacional, práticas e comportamentos rotineiros, gerenciamento de riscos, procedimentos operacionais e gestão de pessoas.

1. INTRODUÇÃO
1.1. Contexto
O desenvolvimento industrial, desde meados do século XIX, abriu caminho ao desenvolvimento tecnológico e absorção de mão de obra que, apesar de trazer grandes benefícios àhumanidade, veio acompanhada de novos riscos tecnológicos, como substâncias químicas, máquinas e outros geradores de perigo, dentre os quais agentes químicos e físicos da saúde ocupacional. Somam-se aos referidos perigos, novas relações de trabalho, pressões de produtividade, resultando num aumento da quantidade de acidentes, doenças trabalhistas e stress no cotidiano dos trabalhadores.
Mudar ocenário atual relativo às condições de saúde e segurança do trabalhador não é só um desafio de governo, mas da sociedade de uma forma geral, exigindo o envolvimento dos trabalhadores e empresários. Nesse momento, o papel do gestor do negócio, que possui um comando hierárquico, deve demonstrar uma liderança e comprometimento ao se estabelecer, deixando claras as responsabilidades de cada função parao sucesso na implementação de um sistema voltado à SSO. Os princípios que fundamentam a gestão em SSO devem ser incorporados aos diversos setores e níveis hierárquicos, sob a coordenação dos gestores, de modo que estes princípios se incorporem à cultura organizacional da empresa, podendo inclusive extrapolar os limites da organização, chegando à cultura da sociedade da vizinhança.

1.2.Justificativa
O desafio desta dissertação nasceu da vontade de passar por uma experiência e vivência fictícia em se gerenciar uma indústria metalúrgica de pequeno porte. Indústrias estas caracterizadas por uma fraca incorporação de SSO à sua gestão de negócios, atualmente muito reativa. A falta de uma abordagem preventiva de gestão quanto à SSO nessas industriais vem despertando preocupações em relaçãoà sustentabilidade do negócio, juntamente com as questões ambientais. .
Outra questão importante e de difícil compreensão é que essas empresas ainda apresentam acidentes de extrema gravidade como óbitos e perdas de membros, contexto inadmissível para os dias de hoje. Visando entender o “porquê” do insucesso das iniciativas adotadas pelas empresas do setor, fez-se necessária a adoção de coletas...
tracking img