Sergipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERGIPE







[pic]





Nome:Thiago Rodrigo Gonçalves

RA:2011126031























Sumário


1 INTRODUÇÃO 03
2 OBJETIVO 04
3 HISTÓRIA DO SERGIPE 05
4 PRATOS TIPICOS DO SERGIPE 09
5 FESTAS TIPICAS DO ESTADO 11
6 IMPRENSA LOCAL (TV) 17
7 IMPRENSA LOCAL(RÁDIO) 18
8 IMPRENSA LOCAL(JORNAL/INTERNET) 23
9 PERSONALIDADES NASCIDAS NOESTADO 24
10 LITERATURA EM SERGIPE 25
11 MÚSICA EM SERGIPE 25
11 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................. 37
12 REFERÊNCIAS.................. 37



























1. INTRODUÇÃO


ESTE TRABALHO É UMA TENTATIVA DE TRAÇAR UM PANORAMA CULTURAL DO SERGIPE PARA MELHOR COMPREENDERMOS A SUA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA LOCAL EM TODOS OS SEGMENTOS E DE COMO A MESMA PODEDIFERENCIADA DOS DEMAIS ESTADOS.

DESCOBRIR AS PARTICULARIDADES NÃO ENGLOBA SOMENTE OS SEUS ASPECTOS POLÍTICOS E SIM ANALISAR A CULTURA NO ÂMBITO GASTRONÔMICO E FESTIVIDADES POR EXEMPLO.

PENSAR QUE ESSE ESTADO TAMBÉM EXISTE UMA PRODUÇÃO CULTURAL RICA E DIVERSA E QUE ISTO NÃO É SÓ MÉRITO DO EIXO RIO-SÃO PAULO.

VER OS PRINCIPAIS FATOS HISTÓRICOS DO ESTADO PARA ASSIM ENTENDERMOS QUE A SUAHISTÓRIA TEM MUITO A NOS DIZER Á RESPEITO DA SUA MANEIRA DE VER A NOTÍCIA E COMO AS NOVAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS TEM SIDO ENCARADAS PELA POPULAÇÃO SERGIPANA.































2. objetivo


CONHECER UM POUCO MAIS DA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DO ESTADO DE SERGIPE, A SUA HISTÓRIA E SEUS ELEMENTOS CULTURAIS E DE COMO ISSO CONTRIBUI PARA A IMPRENSA LOCAL DOESTADO.




































3. história do sergipe












É UM DOS 27 ESTADOS FEDERAIS DO BRASIL. ESTÁ SITUADO NA REGIÃO NORDESTE E TEM POR LIMITES O OCEANO ATLÂNTICO A LESTE E OS ESTADOS DA BAHIA À OESTE E AO SUL DE ALAGOAS AO NORTE DO QUAL ESTÁ SEPARADO PELO RIO SÃO FRANCISCO . É O MENOR DOS ESTADOS BRASILEIROS. OCUPANDO UMAÁREA TOTAL DE

21.910 km, pouco maio que Israel, em 2010 sua população foi estimada em 2.068.031 habitantes.

É também o sexto estado menos populoso do brasil. Sua capital é Aracajú que inclui os municípios de barra dos coqueiros e nossa senhora do socorro e são Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do brasil e a primeira capital de Sergipe.

OUTRAS CIDADES IMPORTANTES SÃO ITABAIANA, LARGATO,ESTÂNCIA . TODAS COM TOTAL DE 50 MIL HABITANTES E AO TODO O ESTADO POSSUI 75 MUNICÍPIOS DIVIDIDOS EM DIVIDIDOS NAS MESORREGIÕES DO LESTE AGRESTE E E SERTÃO SERGIPANOS.SERGIPE EMANCIPOU -SE EM POLITICAMENTE DA BAHIA EM 1820 A ENTÃO CAPITANIA SERGIPE DEL REI VIRIA A SER ELEVADA À CATEGORIA DE PROVÍNCIA QUATRO ANOS DEPOIS E FINALMENTE, A ESTADO APÓS PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA EM 1889.

Mais tardefoi adotado Cirizipe ou Cerigipe, que significa "ferrão de siri”, nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português. As origens do Estado de Sergipe datam de 1534, quando a divisão do Brasil em capitanias hereditárias integrou o território sergipano à Capitania da Baía de Todos os Santos. Desta época, até conseguir sua autonomia, a região passou por invasões de piratas, expulsão deíndios, domínio de holandeses, retomada do governo português, até chegar à província independente.

A ausência de portugueses nas terras sergipanas incentivou a invasão de piratas franceses que contrabandeavam pau-brasil. A necessidade de colonização era urgente. Além de bloquear a ação de intrusos, a conquista das terras facilitaria a comunicação com a importante região de Pernambuco.

Aprimeira tentativa de colonização aconteceu em 1575, com os jesuítas, que encontraram forte resistência dos índios. A conquista definitiva aconteceu em 1590, após violentos combates pela posse da terra, resultando no domínio dos índios por parte das tropas portuguesas comandadas por Cristóvão de Barros. Por ordem da Coroa portuguesa Cristóvão de Barros fundou o Arraial de São Cristóvão, sede da...
tracking img