Sergipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sergipHistória de Japoatã/SE

A cidade do tesouro perdido Município chamou-se Jaboatão e foi fundado pelos jesuítas, que escolheram o local para suas preces.
Ha duvida quanto à fundação deJapoatã, que foi habitada anteriormente por Índios. De acordo com a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, a versão mais provável e que tenha sido fundada pelos franciscanos, sob a inspiração de freiAntônio Santana Jaboatão, que teriam construído uma capela e um convento em 1572. Sabe-se que foi no ano de 1575 que se iniciou a conquista do território de Sergipe, a partir das margens do Rio Real, noSul do Estado. O certo e que antes de 1630 já existia o convento construído pelos jesuítas sobre o Monte Jaboatão.
O professor José Bezerra dos Santos, em seu livro “O Tesouro de Jaboatão”, relataque os frades jesuítas escolheram aquele local para suas preces, e descanso das jornadas fatigáveis e abrigo seguro onde guardassem, sem receio, as joias e alfaias da Igreja. "Para isso levantaram asgrossas paredes do mosteiro, plantaram no cume do monte o Cruzeiro de Pedra, Santo Pio e, a determinada distancia, ergueram a Igreja Nossa Senhora das Agonias".
Alguns cristãos se ofereceram paraescavar um subterrâneo sob o monte, com labirinto e largos corredores onde foram colocados os mais preciosos bens da igreja, ficando a salvo dos inimigos.
Em 1757, Jaboatão era uma fazenda-modelo comIgreja Nossa Senhora das Agonias atual “Igreja de Nossa Senhora do Desterro”, mosteiro e casas dos escravos dispostas ao redor, além de alguns moradores livres. Em 30 de dezembro de 1768, os jesuítasforam expulsos de suas terras, por ordem do Marques de Pombal, o qual confiscou os bens da companhia.
Com a saída dos jesuítas, tudo ficou no abandono. A povoação quase se extinguiu, e o velho conventoe a igreja ruíram. Desta época ainda encontra-se intacta a Pia Batismal na Igreja Nossa Senhora do Desterro. Os habitantes das redondezas aproveitaram o material para novas construções no mesmo...
tracking img