Energia solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario

Introdução......................................................................................................2
Definição.......................................................................................................3
Tipos de energia Solar...................................................................................4
Principio defuncionamento...........................................................................5
Exemplos no mundo e no Brasil....................................................................6
Capacidade (kW/h)........................................................................................7
Vantagens e desvantagens.............................................................................8
Valores deImplantação.................................................................................9
Bibliografia..................................................................................................10


















Introdução

Na sociedade moderna, a energia (principalmente elétrica) é o combustível para a existência das indústrias, para vários meios de transporte e até mesmo para aagricultura e a comodidade da vida moderna. Com essa crescente utilização de energia efetivamente baseada no petróleo (que é um combustível esgotável), vários métodos de geração de energia (principalmente os renováveis) se tornaram necessários. Entre as fontes de energia mais utilizadas podemos destacar: hidroelétricas e o petróleo como fontes esgotáveis e energia eólica e solar como fontes renováveis.Este último método tem se destacado bastante principalmente devido ao relativo baixo custo de implantação, manutenção e de produção de energia. Outras vantagens são os fatos dessa energia ser “gratuita”, abundante e “inesgotável”.


















Definição

Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares,formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dospainéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
O Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período. A Terra recebe mais de 1.500 quatrilhões (1,5x1018) de quilowatts-hora de potência por ano.



















Tipos de energia solar

Os métodos decaptura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:

• Direto significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplos: A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade. A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo - esseprincípio é muito utilizado em aquecedores solares.

• Indireto significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

Também se classificam em passivos e ativos:

• Sistemas passivos são geralmente diretos, apesar de envolverem (algumas vezes)fluxos em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.

• Sistemas ativos são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta. Sistemas indiretos são quase sempre também ativos.










Principio de funcionamento
• Fotovoltaica
A fabricação de células solares é...
tracking img