Ser culto e ser sabio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O conhecimento científico atual não justifica, em nenhuma hipótese, a especialização precoce, do que quer que seja. Por exemplo, não haveria nenhum mal no fato de uma criança de cinco anos aprender a ler. Haveria mal sim, se o aprendizado da leitura tomasse o seu tempo de ser criança. A natureza organiza-se na diversidade e não na especialidade. Os organismos, de modo geral, antes de seespecializarem, se diversificam.
Os prédios, antes de serem construídos, recebem um alicerce. Há princípios gerais que merecem ser lembrados, quando do ensino do esporte. Por exemplo, nenhuma criança aprenderá tanto quanto em seu primeiro momento de vida. Nenhuma criança aprenderá tanto quanto em seu primeiro minuto de vida. Nenhuma criança aprenderá tanto quanto em sua primeira hora de vida; e assim pordiante. É um princípio lógico; quando nasce uma criança, ela nada sabe ainda, portanto, poderá aprender tudo.
À medida que vai aprendendo, menos coisas terá para aprender. Jacques Mehler, um psicólogo francês, afirma que, quanto mais se aprende, menos se pode aprender. Ainda um outro princípio: uma vez que a espécie humana precisa realizar aprendizagens para sobreviver, precisa de um tempoespecial para proceder a essa aprendizagem. Esse tempo é a juventude.
Portanto, na hipótese de investirmos, no começo da vida, em grandes doses de um único conhecimento, estaremos preenchendo o espaço de aprendizagens, ainda imenso, com uma única coisa. Ora, se o sujeito é jovem para aprender bastante, se ele tem tudo ainda para aprender, por qual motivo teria que se especializar.
Numa outra hipótese,se os conhecimentos específicos necessitam de base sólida para se assentarem, estariam comprometidos quando da inexistência dessa base. Evidentemente que a especialização precoce comprometeria a formação de uma base sólida. Se exceções existem, não podem ser tomadas como regra geral.
Os atletas mais geniais viveram experiências que os homens comuns não conseguem viver. Julgar que um menino,sendo treinado desde o berço para jogar futebol, chegue a ser como Pelé, pode comprometer gerações de possíveis bons futebolistas.

Especialização precoce:
A especialização precoce consiste essencialmente num aumento de exigência e complexidade dos processos de treino, traduzidos num maior volume e intensidade do mesmo. Este fenómeno pode apresentar várias consequências negativas para o atleta,entre as quais:
-Lesões
-Elevado desgaste físico, emocional e psicológico
-Incapacidade funcional e cognitiva
-Abandono escolar
-Abandono precoce da prática desportiva
Por outras palavras, especialização precoce significa que um atleta vai desenvolver de forma mais rápida e mais agressiva certos “atributos” comparativamente aos seus colegas (seja física, técnica ou tacticamente) numamodalidade, e portanto, está num patamar superior ao dos seus colegas com a sua idade.
É importante salientar que não devemos fortalecer estes acontecimentos, pois devem sempre ser respeitadas as etapas de formação dos atletas. Uma das grandes causas deste desenvolvimento precoce, é o facto de os jogadores serem superiores nas camadas jovens em comparação aos seus colegas e adversários, o que faz comque dêem nas vistas muito mais cedo do que era esperado. Mas quando estes chegam a seniores “eclipsam-se”. Temos muitos casos desses um pouco em todos os desportos e por todo o mundo.

Corrupção Desportiva 
A corrupção no desporto vem desde há muito tempo, o primeiro caso foi na Grécia Antiga, quando um lutador chamado Eupolos subornou 3 dos seus adversários para lhes ganhar. Contudo, hádesportos que cada vez têm lidado com esta praga chamada corrupção. Este facto dá-se devido ao dinheiro que está em jogo, pois ultimamente o desporto tornou-se numa indústria, numa fábrica onde os trabalhadores são os atletas profissionais. Os desportos onde há e pode haver mais ilegalidade deste género é no futebol, no boxe, nas corridas de cavalos ,no ténis e no ciclismo. Isto dá-se porque há muito...
tracking img