Versos Ureos De Pit Goras

7763 palavras 32 páginas
À Glória do Grande Arquiteto do Universo
Grande Oriente de Mato Grosso do Sul – COMAB
Grande Secretaria de Cultura Maçônica


Versos Áureos de Pitágoras
PREPARAÇÃO
O CULTO DA DIVINDADE – Ter uma religião – Antes de tudo, rende aos deuses imortais o culto prescrito pela lei. Guarda também a tua fé jurada. Reverencia depois, como convém, os Heróis sublimes e os Espíritos semideuses.
PURIFICAÇÃO
O CULTO DA FAMÍLIA – Amar a seus pais – Tem o culto da família: cumpre bem os teus deveres de respeito para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes.
O CULTO DA AMIZADE – Amar aos seus semelhantes – Escolhe para teu amigo o homem melhor e mais virtuoso. Obedece aos seus doces conselhos e segue o seu exemplo salutar. Esforça-te para não te afastares dele por um erro mesmo leve, na medida do possível, pois a Vontade está ao lado do Destino como poder diretor da nossa evolução.
A CULTURA PESSOAL
a) A cultura mental – Sê senhor de ti mesmo – Sabe, pois, que deves dominar as tuas paixões, sendo sóbrio, ativo, casto. Não te encolerizes nunca.

Ser honesto, franco e justo – Sê irrepreensível diante dos outros e diante de ti

mesmo. E, acima de tudo, respeita-te a ti mesmo. Que toda a tua vida, que todas as tuas palavras se inspirem na mais pura justiça.

Ser refletido – Não adquiras o hábito de viver maquinalmente, mas reflete bem

que a morte é o nosso destino comum e que as riquezas materiais podem ser adquiridas ou perdidas com a mesma facilidade.

Trabalhar com confiança – Quanto à sorte que te está reservada pelas leis divinas, por mais rude que seja, não te revoltes, porém suporta-a com serenidade, esforçando-te em melhorá-la do melhor modo que puderes. Os deuses, efetivamente, preservam os Sábios dos males maiores.
Ser tolerante e paciente – A Verdade e o Erro encontram-se misturados nas

opiniões humanas. Abstém-te, pois, de aprová-las ou rejeitá-las, totalmente, a fim de conservar a tua harmonia. Se o erro triunfa momentaneamente, afasta-te e tem paciência. Criar um

Relacionados