Sensoriamento remoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Engenharia Civil
Turma FEAU-8UNA
SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO










APLICAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO NA ENGENHARIA CIVIL














Alunos: Amanda Vechi Perin 01011114
Rogério R. Pereira RA 00810896 Gelson A Z Nunes 00610179Willian Morgado 01011550
Objetivo

Disseminar o conhecimento das possíveis aplicações do sensoriamento remoto na construção civil, definindo alguns conceitos, demonstrando as vantagens da utilização dos recursos e evidenciando quão importante são as ferramenta para o desenvolvimento de projetos e acompanhamento de obras civis, nas suas mais diversas fases.Introdução

A maneira mais simples de definir o sensoriamento remoto é considerá-lo como técnicas de obtenção de imagens dos objetos da superfície terrestre sem que haja um contato físico de qualquer espécie entre o sensor e o objeto.
A utilização do sensoriamento remoto tem sido uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma variedade grande de projetos de engenharia civil,porém, ainda há um potencial de expansão enorme no Brasil.

O que são Geotecnologias e onde podem ser aplicadas

Trata-se de áreas de pesquisa que unem técnicas matemáticas e computacionais com o objetivo de organizar informações geográficas e que vem, de maneira crescente, influenciando nas áreas de infraestrutura, gestão de recursos naturais, logística, transporte e segurança, comunicações,energia e planejamento urbano e regional, marketing, inteligência de negócios e mobilidade.


Cartografia digital

Trata-se da tecnologia pioneira na área do sensoriamento remoto, encontra-se facilmente acessível, e apresenta interface programa/usuário com linguagem simples de maneira a possibilitar que um profissional sem conhecimentos aprofundados no sensoriamento remoto represente, edite erecupere dados de um mapa.
Dentre estas alterações possíveis podemos citar a mudança de escalas, sistemas de projeção e datum; criação de legendas, quadriculados, reticulados e ainda alterações nos atributos de visualização das feições, tais como cor, estilos e espessura de linha.


Satélites Empregados no Sensoriamento Remoto


O mais utilizados para mapeamento de imagens, em média e grandeescala, na construção civil, são:
- Spot 5 – que é empregado em estudos, monitoramento, previsão e gestão de recursos naturais e atividades humanas no planeta;
- Cbers – os dados coletados são interessantes para o acompanhamento repetitivo de ecossistemas;
- GeoEye – é capaz de revisitar qualquer área de interesse na Terra a cada 3 dias ou menos;
- SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) –atua na produção de banco de dados digitais para o planeta.



Levantamento Aerofotogramétrico


A aerofotogrametria e a fotointerpretação são técnicas tradicionais de obtenção de dados quantitativos que usam como base de estudo fotografias aéreas.
As informações coletadas são registradas, como tons de cinza ou cores de numa emulsão foto sensível, por meio de uma câmera métrica, devidamenteequipada em uma aeronave, que capta a energia radiante eletromagneticamente refletida pelos objetos.
Na imagem abaixo, temos um exemplo de imagens de um levantamento aerofotogramétrico.


[pic]




Existem ainda outros recursos fora da fotogrametria utilizados para mapeamento de dados, obtenção e registro de dados. Entre eles podemos citar:
- Sistema de Varredura a Laser Aerotransportado(Airbone Laser Scanning) que fornece dados digitais de elevação do terreno com precisão equivalente ao GPS;
- InSAR (Radar Interferométrico de Abertura Sintética) possibilita a obtenção de imagens através que penetram nuvens, imagens noturnas, penetram a vegetação e o solo (dependendo de sua granulometria e da umidade do solo);
- SAR (Synthetic Aperture Radar) possibilita a determinação do...
tracking img