“O escafandro e a borboleta”: um olhar a partir da psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Escafandro e a Borboleta”: um olhar a partir da Psicomotricidade

“O escafandro já não me oprime tanto, e o espírito pode vaguear como borboleta” (BAUBY, p.9, 2008)

O presente trabalho, enquanto exigência da disciplina de "Psicomotricidade", tem como objetivo principal realizar uma análise acerca do filme "O Escafandro e a Borboleta", relacionando-a com os cortes epistemólogicos queforam um marco na história da Psicomotricidade. Para tanto, será explanado um breve resumo sobre o filme, assim como menções sobre os cortes da Psicomotricidade, a fim de elaborar a referida análise.

O filme "O Escafandro e a Borboleta" relata a história de Jean-Dominique Bauby, um homem nascido em 1952, jornalista, que trabalhava como editor-chefe da revista "Elle". Em 8 de dezembro de 1995, umacidente vascular cerebral o deixou em coma profundo, e, ao se recuperar do coma, todas as suas funções motoras estavam comprometidas, impedindo-o de se mover, comer, falar. Jean-Dominique havia sido vítima de uma síndrome rara chamada "locked-in syndrome", na qual o sujeito se mantém num estado normal de consciência, no entanto, é incapaz de se comunicar verbalmente ou mover voluntariamente osmúsculos do corpo, com exceção do piscar de olhos.

A psicomotricidade é definida como uma “ciência que tem como objetivo de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisiçõescognitivas, afetivas e orgânicas." (S.B.P 1999). Vale ressaltar que as diferentes formas de intervenção da psicomotricidade acompanharam os diferentes significados que o homem foi dando a relação corpo-mente ao longo da história, resultando nos três cortes epistemológicos, os quais serão abordados a seguir.

As noções de corpo vigentes no primeiro corte epistemológico da história dapsicomotricidade podem ser observados no decorrer do filme. A equipe multiprofissional responsável pelo paciente, Jean-Dominique Bauby, volta a sua preocupação prioritariamente para as questões relacionadas à dimensão orgânica do corpo doente que sofreu um acidente vascular cerebral. Isto se faz evidente nas cenas em que Bauby está sendo banhado e tendo seu corpo revirado de um lado para o outro, mostrando apostura de indiferença dos profissionais à sua subjetividade, pois o ensaboam como se este fosse um mero objeto.

A falta da palavra dirigida diretamente a ele também é um indício da presença das ações nos moldes do primeiro corte epistemológico da psicomotricidade, como quando os instaladores do telefone aparecem, ou quando o enfermeiro desliga a televisão sem ao menos checar ou buscarestabelecer uma comunicação com o paciente.

Outros profissionais do filme apresentam posturas semelhantes, como Henriette, sua fonoaudióloga, que se empenha em recuperar a funcionalidade de sua língua. Ela foca suas ações na necessidade que o paciente tem de voltar a engolir e emitir sons. Sua prática implica no entendimento de um corpo limitado ao orgânico e que necessita recuperar seu desempenhomotor.

Tais exemplos ilustram a proposta de reeducação do corpo, na qual não são considerados os aspectos emotivos, expressivos e afetivos do indivíduo, e sim como o corpo responde a um processo de reparação, ou seja, uma espécie de “conserto” para o que se apresenta como defeituoso.

O segundo corte possui novas contribuições psicológicas, especialmente da psicologia genética, e existe apassagem de um corpo motor para a compreensão deste como instrumento, sendo compreendido em sua dinâmica, ou seja, o corpo como produtor em sua ação da vida intelectiva, corpo como expressão. O olhar não está mais apenas situado no motor, mas num corpo em movimento numa perspectiva global (LEVIN, 2009).

De modo geral, o que podemos observar no tratamento do paciente é uma predominância das...
tracking img