Seminario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
SILVEIRA MARTINS







O ADOLESCENTE E AS DROGAS










CAMILA RODRIGUES









Bagé
2013


CAMILA RODRIGUES









A IMPORTACIA DA FAMILIA NA FORMAÇÃO DOS ADOLESCENTES









Drogas na Adolescência,quais as consequências e
o drama nas famílias... Conclusão dos fatos





Bagé

2013Drogas

      A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procurasua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas  também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.

Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências,epor conta disso a adolescência é um periodo de risco para o envolvimento com as drogas

Ao menos em parte, os riscos podem ser atribuídos às próprias características da adolescência tais como:
• necessidade de aceitação pelo grupo de amigos
• desejo de experimentar comportamentos visto como "de adultos"
• sensação de onipotência "comigo isso não acontece"
• grandes mudançascorpotamentais gerando indegurança
• aumento da impulsividade
A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas, assim como a opinião dos amigos. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres, o adolescente vive o presente e na sua busca por realizações imediatas  o efeito das drogas vai  de encontro a isto,proporcionando prazer  imediato.

O modismo é outro aspecto importante relacionado ao uso de substâncias entre adolescentes, pois reflete a tendência do momento, e os adolescentes são particularmente vulneráveis a estas influência. Afinal estão saindo da infância e começando a sentir o prazer da liberdade nas pequenas coisas, desde a escolha de suas próprias roupas, e atividades de lazer, até adefinição de qual será seu estilo.  A pressão da turma, o modelo dos ídolos e os exemplos que os jovens tiveram dentro de casa.



Papel importante da Família

A família, por sua vez, pode atuar com o um fator de risco ou protetor para o uso de substância psicoativo. Filhos de dependentes de álcool e drogas apresentam risco quatro
vezes maior de também se tornarem dependentes.
Mas odesenvolvimento da dependência irá depender da interação de:
• aspectos genéticos
• características de personalidade
• fatores ambientais, que poderão ser protetores ou até mesmo de risco para o uso de drogas
É de fundamental importância o papel da familia na formação do adolescente. é função da família fazer com que a criança aprenda a lidar com limites e frustrações.

Crianças quecrescem em um ambiente com limites e regras claras, geralmente são mais seguras e sabem o que podem e o que não podem fazer. Quando se deparam com um limite, sabem lidar com a  frustração.

Crianças criadas sem regras claras, buscam testar os limites dentro de casa, adotando um comportamento desafiador com os pais e, posteriormente, ao entrar na adolescência, repetem esse mesmo comportamentodesafiador fora de casa. Além disso por não estarem acostumados a regras e limites, não aceitam quando estes lhe são impostos.

Alguns estudiosos afirmam que adolescentes desafiadores e que não sabem lidar com frustrações, apresentam maior risco para o uso de drogas.

Por outro lado, o monitoramento por parte dos pais  e um bom relacionamento entre eles, é um importante fator de proteção em relação...
tracking img