Resumo sobre morfologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MORFOLOGIA VEGETAL

INDEFINIDAS OU RACIMOSAS: quando as flores se abrem de baixo para cima ou da periferia para o centro
DEFINIDAS OU CIMOSAS: quando o extremo do eixo principal, cessando o seucrescimento, termina numa flor que é a primeira a se abrir, ou quando as flores se abrem.
ESPADICE: variação da espiga em que o eixo principal é carnoso, as flores são geralmente unissexuais e oconjunto é envolvido por uma grande bráctea chamada espata
CACHO: flores situadas no pedicelo, saindo de diversos níveis no pedúnculo principal e atingindo diferentes alturas.
ESPIGA: flores sésseisou subsésseis, situadas em diversas alturas sobre um pedúnculo principal.
SICONIO: O receptáculo é escavado, formando uma cavidade quase fechada, onde se inserem flores unissexuais.
CIATIO: formadopor 1 flor feminina, nua, pedicelada, rodeada por varias flores masculinas (1 estame) e todo este conjunto é envolvido por um invólucro caliciforme de brácteas, alterando-se com glândulas
AMENTO:variação da espiga em que o eixo principal geralmente é flexível e pendente, e em geral apresenta flores unissexuais.
PLANTAS HETEROSPORADAS: Plantas com poros diferentes. Possuem micrósporos emegasporos. Ocorrem nas angiospermas e nas gminospermas.
SEMENTE: é o ovulo desenvolvido após a fecundação, contendo o embrião com ou sem reservas nutritivas, protegido pelo tegumento.
OVULO: corpúsculoonde se forma o gameta feminino, que após a fecundação se transforma em semente.
CICLO DE VIDA DIPLOBIONTICO: Ciclo com fase esporofita mais desenvolvida e duradoura do que o gametófito, gametoficobastante reduzido.
ENDOSPERMA: tecido de reserva originado pela dupla fecundação, pela união do núcleo espermático com 2 nucleos polares. Único tecido triploide)
NUCLEO ESPERMATICO: núcleo sexualmasculino
ZIGOTO: é o tecido formado após a simples fecundação
DUPLA FECUNDAÇÃO: o tubo polínico cresce através do estilete até o ovário, atravessa o ovulo, lançando em seu interior duas células...
tracking img