Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A GEOMETRIA TRABALHADA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Altair Baldissera Rua Pará, 333 – Santa Terezinha de Itaipu – Pr. Professor do Colégio Estadual Dom Manoel Könner desde 1987, formado em Matemática e Pós Graduado.

RESUMO: O presente artigo apresenta um trabalho de construção de sólidos geométricos realizado no Colégio Estadual Dom Manoel Könner, em SantaTerezinha de Itaipu – PR. Este estudo tem como objetivo principal uma alternativa metodológica de ensino. Assim, a partir desta confecção ensinar a geometria espacial aos alunos para que possam descobrir as formas e as representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. Nesse projeto foi observado que osalunos compreenderam com maior facilidade os conteúdos estudados quando utilizado o material concreto que os ajudou a desenvolver idéias sobre as situações propostas. Ao manipular esse material a percepção espacial dos alunos foi ampliada, haja vista que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Notou-se também que os alunos aprenderam a fazer as construções a eles propostas, permitindoassim resolver problemas utilizando os conceitos mais básicos, evitando, desta forma, decorar as fórmulas.

Palavras-chave: Confecção de Sólidos; Geometria Espacial.

ABSTRACT: The present article shows a construction of geometric solids work realized at Colégio Estadual Dom Manoel Könner, in Santa Terezinha de Itaipu – PR. This study aims one method alternative of teaching. Therefore, by thisconfection to teach space geometry to the students so that they might be able to discover shape and space representations, in order to highlight math in the classroom, taking into account the previous knowledge of the students. In this project it was observed that the students understood easily the contents studied when used the concrete material that helped them to develop ideas about theproposed situations. By manipulating that material the space perception of the students was extended, since that they were in direct contact with the objects. It was also noted that the students learned how to make the elicited constructions, allowing to solve problems using the most basic concepts, consequently avoiding learning by heart the formulas.

Keywords: Solids confection; Space Geometry. Introdução

No estudo da geometria, tanto no ensino fundamental como o ensino médio, os alunos possuem dificuldade de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos estudados. Desde as séries iniciais os professores geralmente trabalham com as figuras e objetos planos, um dos exemplos é o trabalho com os blocos lógicos. As figuras mais conhecidas e geralmente trabalhadas em salade aula são: o quadrado, o circulo e o triângulo, no entanto esses são conceitos abstratos para o aluno. Num primeiro momento o estudo da geometria não faz nenhum sentido para os alunos. Geralmente é ensinada sempre partindo da geometria plana, apresentando as figuras achatadas, desenhadas no livro, dando pouca ênfase para a tridimensionalidade, não integrando os objetos sólidos com o espaço, arepresentação das formas, e principalmente não fazendo relações com objetos de nossa realidade. Atualmente as escolas trabalham a geometria espacial por meio de dedução das fórmulas e resolução de exercícios, sendo um trabalho muito mecânico. Com isso os alunos se confundem na realização das atividades e não compreendem os conteúdos e conceitos da mesma. Pelo fato de apresentar uma quantidade defórmulas, os alunos não conseguem visualizar os objetos e nem fazer relação com os que estão ao seu redor. Normalmente, ao ensinar Geometria, o professor não se preocupa “[...] em trabalhar as relações existentes entre as figuras, fato esse que não auxilia o aluno a progredir para um nível superior de compreensão de conceitos” (Pavanello, [1]2001, p. 183). Em geral, pode-se dizer que nas práticas...
tracking img