Seminario empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

SUMÁRIO 1
EMPREGABILIDADE 2
Conceito 2
Pilares da Empregabilidade 4
1. Adequação da profissão à vocação. 4
2. Competências 4
3. Idoneidade 4
4. Saúde física e mental 5
5. Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda 5
6. Relacionamentos 5
Fatores da Empregabilidade 5
COMO CONQUISTAR SUA EMPREGABILIDADE 7
PASSO A PASSO PARA CONQUISTAR SUAEMPREGABILIDADE 7
CONCLUSÕES 9
BIBLIOGRAFIA 10



EMPREGABILIDADE
Conceito
São “as ações empreendidas pelas pessoas para desenvolver habilidades e buscar conhecimentos favoráveis, com vistas a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal”.
Empregabilidade é um tema extremamente dinâmico e a lista de pré-requisitos necessários para ser desejado pelomercado cresce continuamente.
Há algum tempo o capital intelectual era uma vantagem competitiva por excelência. Hoje, sem a presença do capital emocional e do capital ético, apenas para citar duas concepções vigentes, apenas o capital intelectual não garante a contratação e permanência no mercado de trabalho.
Quanto mais aumenta o nível da competitividade e, porque não dizer, a histeria corporativa,mais as questões relativas à capacidade de enfrentar e conviver com altos níveis de pressão tornam-se evidentes.
Conviver cotidianamente com este nível de pressão não requer apenas intelecto relevante, mas, condições físicas e mentais pra lá de saudáveis. As maiores causas de afastamentos a partir do nível gerencial se devem a transtornos psicológicos, muitos deles potencializados pelo estressenegativo oriundo dos níveis crescentes de pressão e da falta de uma disciplina que permita crescimento na carreira associado à qualidade de vida. Sim, isso é possível!
O conceito de empregabilidade é extremamente simples, resume-se nas respostas às seguintes perguntas:
1. Quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado?
2. Que “diferencial nobre” você possuiquando comparado a outros profissionais com uma formação e trajetória parecidas com a sua?
3. Quais as razões que justificam o desejo de uma empresa em ter você como parte do capital estratégico/ competitivo da organização?
4. O quanto a sua história de vida e de carreira falam mais alto que seu currículo?
Quando você pensa nas pessoas que detêm o poder de contratá-lo você tem que pensar:Afinal por que elas se importariam?
Uma pessoa de grande competência técnica cujas qualidades morais e éticas não sejam comprováveis já não interessa a uma organização lúcida.
Ser digno de confiança é um pré-requisito fundamental que sobrepõe o desejo por desafios e a capacidade de trabalhar sobre pressão.
Somos uma sociedade relacional, quem conhece você e o que estas pessoas pensam a seurespeito é de enorme importância!
Se você tem valor o mundo precisa ser informado deste valor, até porque os “indivíduos marketeiros” estarão sempre divulgando um valor que não possuem roubando oportunidades dos competentes omissos.
Quanto maiores forem as suas condições de manter a mente aberta para transitar com qualidade por ambientes multiculturais e colaborar na elaboração de cases em cadaambiente que você freqüenta, maior a sua empregabilidade!
Sua empregabilidade depende da sua capacidade de gestão da sua própria vida e carreira. E diferenciais, devem por definição, ser DIFERENTES!
Empregabilidade é uma questão de uma excelente bagagem e um ótimo marketing pessoal. Você deve buscar ser tão bom que até seus concorrentes tenham que admitir em silêncio: Este cara é demais! Esta garota éimpossível!
Para José Augusto Minarelli, o termo empregabilidade foi criado no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao Mercado de Trabalho.
José Augusto Minarelli estabelece seis pilares da empregabilidade que garantem a segurança profissional do...
tracking img