Resenha thermal analysis characterization of paam-co-mc hydrogel

649 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE FARMÁCIA

Resenha
Thermal Analysis Characterization of PAAM-CO-MC Hydrogel Alunos: Ana Tereza Carvalho Annelyse Cruz David Wendell Isacksson Jaed Souza Julia Silva Leandro Cordovil Matheus Moraes

BELÉM-PARÁ
2011

Obra: Thermal Analysis Characterization of PAAM-CO-MC Hydrogel
Autor: Taís Alves

Análise térmica para caracterização de hidrogéis PAAM-CO-MC

A princípio necessita-se entender que o hidrogel é um gel polimérico que forma uma rede tridimensional. Possui uma parede porosa. É denso não se deforma no ambiente (ou seja, não escorre sob uma superfície); tem uma ótima propriedade mecânica, é altamente resistente (resistência térmica) sendo um material amorfo, o qual não possui forma em temperatura ambiente.
Esse hidrogel é formado pelos polímeros poliacrilamida (PAAM) e metil celulose (MC). A poliacrilamida se caracteriza por ser um material de natureza sintética, com alta taxa de toxidade, além de ser biodegradável. É utilizado em muitos materiais. Após a sua polimerização essa substância perde a característica tóxica. Por sua vez, a metil celulose é um material abundante na natureza. Apresenta alta polaridade devido o grande número de pontes de hidrogênio presentes e sua estrutura, pois são essas estruturas que unem a metil celulose com a poliacrilamida.
A união entre essas moléculas é uma das

Relacionados