Semicondutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Rumo ao ITA http://www.rumoaoita.com/ Material de Semicondutores Marlos Cunha (Nepotista) ITA T-12

Semicondutores Conteúdo
Introdução........................................................................................................................ 1 Semicondutor do tipo p: ................................................................................................... 1Semicondutor do tipo n: ................................................................................................... 2 Semicondutor do tipo n-p ou p-n:.................................................................................... 3 Semicondução e a Teoria do Orbital Molecular: ................ Erro! Indicador não definido. Bibliografia........................................................................................................................ 3

Introdução
S condutores elétricos cuja condutividade elétrica aumenta com o aumento da ão temperatura. Em geral, sãoconstituídos por S ilício ou Germânio, dopados com elementos da família 13 ou 15. O processo de dopagem consiste em substituirmos átomos do elemento formador do retículo por átomos cujo tamanho sejaaproximadamente o mesmo. No caso do S ilício ou do Germânio, é comum dopá-los com elementos da família 13 ou 15 a fim de obterem-se semicondutores do tipo p ou n, respectivamente. No processo de dopagem, aestrutura do cristal permanece inalterada.

Semicondutor do tipo p:
Ao doparmos o S ilício, por exemplo, com um elemento da família 13, por exemplo, o Gálio, estamos fazendo com que haja pontos noretículo onde um átomo de S ilício esteja realizando apenas três ligações, o que lhe confere uma carga formal positiva. Entre o átomo de Gálio e o de Silício que faz apenas três ligações dizemos que existeum buraco (ver figura).

1

Projeto Rumo ao ITA http://www.rumoaoita.com/ Material de Semicondutores Marlos Cunha (Nepotista) ITA T-12

A existência desse buraco faz com que ao aplicarmos...
tracking img