Semicondutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

A RELAÇÃO ENTRE A QUÍMICA E A ENGENHARIA ELÉTRICA
SEMICONDUTORES NA ELETRÔNICA

BELÉM-PA
2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

A RELAÇÃO ENTRE A QUÍMICA E A ENGENHARIA ELÉTRICA
SEMICONDUTORES NA ELETRÔNICA

BELÉM-PA
2013

Sumario
1-Introdução..................................................................................................03
2-Engenharia Elétrica ...................................................................................04
2.1-Graduação e Áreas de Atuação ............................................................... 04
2.3-Mercado de Trabalho ..............................................................................04
3-A Engenharia e aQuímica .........................................................................05
4-Semicondutores .........................................................................................05
4.1-semicondutor tipo N ................................................................................07
4.2-semicondutor tipo P............................................................................... 07
4.1-Diodos .............................................................................................................. 08



Introdução
As diferentes formas de produção de energia através das usinas hidrelétricas, usinas termoelétrica, usinas nuclear, produção de energia elétrica a partir da biomassa; controle de processos (controle das variáveis: pressão, temperatura, vazão edensidade, por exemplo); transmissão de sinais digitais; sistemas eletrônicos, estas são umas das funções da área de engenharia elétrica que são muito amplos.
Com o desenvolvimento do país, novas industriais vem à necessidade de novos engenheiros eletricistas para produção de energia, automação da produção e ate desenvolvimento de equipamentos eletrônicos. Esse profissional que pode escolher atuarna área de eletrotécnica (Sistemas de Potência), Controle, Automação, Eletrônica, Microeletrônica, Telecomunicações.
Na eletrônica há o estudo sobre os diodos, transistor e os microchips, que tem em comum entre si a propriedades químicas e físicas isso porque ambos são feitos de materiais semicondutores que com o estudo da química facilita o entendimento sobre esses materiais como: funcionamento,condutividade, e em algumas condições isolantes.
O estudo dos semicondutores tem facilitado à criação de novos dispositivos eletrônicos para as mais diversas atividades tecnológicas.


Engenharia elétrica
Graduação e Áreas de atuação
Na graduação o estudante tem o núcleo de formação específica que é comum a todos os estudantes de engenharia elétrica que são as matérias básicas docurso e, o núcleo de formação complementar que dará o embasamento da carreira que o aluno irá seguir. As disciplinas de formação complementar são agrupadas em áreas macro dentro da engenharia elétrica, a saber: Telecomunicações, Eletrônica, Sistemas de Energia Elétrica, Automação e Controle.
Essas áreas constituem-se, em si mesmas, ênfases de atuação profissional no mercado, perfeitamenteidentificadas e configuradas para a atuação do engenheiro eletricista. Além desses perfis, outros podem ser criados, pela combinação consistente de conteúdos dessas áreas.
O engenheiro eletricista é o profissional responsável pela geração, pela transmissão e pela distribuição de energia nos setores de hidrelétrica, subestações e termoelétrica. Além disso, é ele que executa tarefas de supervisão,coordenação e orientação aplicadas ao campo da eletrônica e da eletrotécnica. Em relação à eletrônica, as atividades são ligadas à automação e controle, computação, microeletrônica, circuitos integrados e telecomunicações. Já na área da eletrotécnica, o engenheiro eletricista trabalha junto às hidrelétricas e indústrias, onde atua no desenvolvimento de equipamentos.
Mercado de trabalho
Indústrias...
tracking img