Socorrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva
Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva
Práticas de Atividades Físicas e Desportivas

Noções Básicas de Socorrismo


Novembro, 2012
1. Introdução
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Práticas de Atividades Físicas e Desportivas, dirigida pelo professor Hugo Sarmento. Este trabalho tem como tema principalo Socorrismo e contém vários subtemas: Prevenção de acidentes, Plano de emergência, Estojo de primeiros socorros, Exame primário e exame secundário, Modos de avaliação da vítima, Suporte básico de vida, Tipos de alterações da consciência, Tipos de alterações respiratórias e hemorrágicas, Tipos de lesões e Organismos Nacionais e Internacionais de primeiros socorros.
Todos nós sabemos queacidentes acontecem a toda a hora e ninguém está isento de passar por uma situação difícil. É por isso que todos nós devemos ter ao menos uma noção básica de Primeiros Socorros para conseguir ajudar um familiar, amigo ou até mesmo um desconhecido futuramente.
2. Socorrismo
Os primeiros socorros constituem a primeira ajuda ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita para estabilizara sua situação antes da chegada de uma ambulância ou médico qualificado.
O melhor é obter treino em primeiros socorros antes de se precisar usar os procedimentos em quaisquer situações de emergência.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos,catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal: apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, etc.
Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre as condições da (s) vítima (s) e o local da ocorrência.

3. Prevenção deacidentes
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes tem como finalidade promover a saúde e a segurança, prevenir os acidentes e melhorar os cuidados à vítima, através de estratégias de redução das desigualdades em saúde e de ações específicas sobre os determinantes das lesões e dos traumatismos não intencionais.
O desenvolvimento do Programa assenta numa abordagem de saúde pública, em que aintervenção se centra no cidadão, a partir da análise da gravidade dos acidentes não intencionais, da identificação dos fatores de risco e de proteção e do desenvolvimento de ações de promoção da segurança e de prevenção dos acidentes
As intervenções têm em conta a capacidade de resposta dos serviços de saúde e o envolvimento de todos os sectores, disciplinas e agentes da comunidade, com prioridadepara a promoção da segurança junto dos grupos vulneráveis, como as crianças e as pessoas idosas, e para os ambientes específicos, como a casa, a escola, os espaços de jogo e de lazer, de desporto e o local de trabalho.
4. Plano de emergência
Consiste em 3 fases principais: Prevenir, Alertar e Socorrer (PAS).

Prevenção Primária: É o conjunto de ações a realizar antes que ocorra oacidente, tende a diminuir ou mesmo anular a probabilidade de ocorrência do mesmo.
Prevenção Secundária: É o conjunto de ações a realizar após a ocorrência do acidente de modo a que este não se agrave.
* Alertar: deve ser efetuado através do Número Europeu de Emergência 112. Em alternativa, podemos recorrer aos postes avisadores de SOS, PSP, GNR ou Bombeiros. Ao acionar o Alerta para o 112 éimportante responder corretamente a todas as perguntas uma vez que das informações prestadas dependerão os meios de socorro enviados para o local. O local do acidente não deve ser abandonado pelo socorrista. Assim, deve pedir-se auxílio a alguém, para que sejam dadas informações concretas e objetivas.
Uma vez que as situações não apresentam todas as mesma gravidade, deve estabelecer prioridades a...
tracking img