Semicondutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Semicondutores são sólidos cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitire controlar uma corrente elétrica.
Possuem em sua composição o silício e o germânico, além do gálio, do cádmio, arsênio e telúrio, que formam ligações covalentes semelhantes a dos materiaiscerâmicos, podendo ser considerados como uma subclasse da cerâmica. Possuem propriedades elétricas que são intermediarias entre aquelas apresentadas pelos condutores elétricos e pelos isolantes.Portanto atualmente o elemento semicondutor é primordial na indústria eletrônica e confecção de seus componentes.
Definição e Historia dos Semicondutores ExtrinsecosO primeiro semicondutor foi inventado em 1948,  pelos físicos americanos John Bardeen,  Walter HouserBrattain e William Shockley que construíram o primeiro transístor pelo que obtiveram em conjunto o PrémioNobel da Física em 1956. Estadescoberta provocou enormes transformações de ordem económica e social. Toda a eletrónica e ciência dos computadores se baseiam nesta descoberta e nosprocessos de conduçãomicroscópica que se realizam num semicondutor.
Os semicondutores podem ser classificados em semicondutor intrínseco e semicondutor extrínseco.
Um semicondutor intrínseco é aquele em que a concentração de portadores decarga é uma característicado seu próprio material.  Os eletrões saltam para uma banda de condução, provenientes da banda devalência devido a excitação térmica.  Este salto provoca uma lacuna na banda de valência.Nos semicondutores extrínsecos, o tipo de condução que predomina depende do número e da valência dosátomos de impurezas que estão presentes.
Ao serem dopados (introdução de determinas quantidades de impurezas)  com cristais de impurezaspentavalentes,  denominadas dadores,  o semicondutor designa-se por condutor tipon, uma vez que os eletrões livres em excesso atuamcomo...
tracking img