Semana da arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de discursos


Segundo o interacionismo sociodiscursivo (ISD), há quatro tipos de discurso: o discurso interativo, o discurso teórico, o discurso relato-interativo e o discurso denarração (LEITE, 2009).


Discurso interativo: é caracterizado pela presença de formas verbais e de pronomes de 1ª e 2ª pessoa (eu, nós, você...), que implicam os participantes da interação e detempos verbais (presente, futuro perifrástico, imperativo) que colocam as ações verbalizadas relacionadas temporalmente ao momento de produção. Ex:
“É segunda. Mais um dia começa. Hásempre um prazer em recomeçar e esta semana, para mim, é especial. [Nós]4 Daremos continuidades aos estudos da obra de Pe. Antonio Vieira e o Barroco em Portugal. Aliado aos objetivos referentes àmatéria de literatura, [eu] quero também relacionar os Sermões de Vieira com os estudos que fazemos em Redação [...] (Prof. Leon).


Discurso teórico: caracteriza-se pela ausência de marcas dereferência aos participantes da interação e a presença do presente genérico. Pode haver presença de formas do você genérico que remete aos pólos da interação verbal em geral, mas não aos protagonistasconcretos da interação em curso. Além disso, os acontecimentos verbalizados são colocados como existentes no momento da produção. Ex.:

“Para que a democratização do acesso à educação tenha uma funçãorealmente inclusiva não é suficiente universalizar a escola. É indispensável a universalização da relevância da aprendizagem” (Proposta Curricular).


Discurso relato-interativo: caracteriza-se pelapresença de unidades linguísticas que implicam os participantes da interação (desinência verbal de primeira pessoa; pronomes pessoais de primeira pessoa) e o par perfeito-imperfeito coloca os fatosnarrados como estando disjuntos, ou seja, distantes temporalmente em relação ao momento da produção.

Ex: “Iniciei a aula conferindo a leitura que pedi sobre o Sermão do Bom Ladrão. Poucos não...
tracking img