Semana de arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ModernaSemana de Arte Moderna
O que foi a semana de arte moderna
A Semana de Arte Moderna ocorreu em São Paulo, no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro municipal.
Cada dia foi dedicado para cada tema, são eles: pintura e escultura, poesia, literatura e música.
Washington Luís apoiou o movimento.
Representou renovação de linguagem. A arte passou de vanguarda para omodernismo.
O evento ficou conhecido ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos. Como exemplos temos a poesia através da declamação, que era apenas escrita. Música através de concertos, que antes era sem acompanhamento de orquestras. Arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. A semana ficou muito conhecida por suas manifestações quepropunham algo no mínimo curioso e interessante.
Participaram da Semana de Arte Moderna nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgui Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros. Rubens Borba de Moraes, um dos organizadores, porestar doente não compareceu ao evento. Tarsila do Amaral se encontrava em Paris, portanto não compareceu.
Origem do evento
Ocorreu em uma época de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiram e o mundo ficou estupefato com as linguagens desprovidas de regras. Por seu modo inovador, a semana foi criticada de forma negativa e também ignorada. Elase encaixa no contexto da república velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e política do café com leite. O capitalismo crescia significativamente no Brasil, consolidando a República e a elite paulista, esta influenciada pelos padrões estéticos europeus tradicionais.
O real objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade.
Motivos da Semana de Arte Moderna
* 1912: Oswaldretorna da Europa, com pensamento direcionado ao futurismo de Marienetti, afirmando que estamos atrasados cinquenta anos com relação à cultura.
* 1913: Lasar Segall “realiza a primeira exposição de pintura não acadêmica em nosso país”, nas palavras de Mário de Andrade.
* 1914: Primeira exposição de pintura de Anita Malfatti que traz influências pós-impressionistas.
* 1917: Mário eOswald de Andrade se tornam amigos.
* 1919: Publicação de Carnaval, de Manuel Bandeira, com versos livres.
* 1921: Banquete no Palácio Trianon, em homenagem ao lançamento de As máscaras de Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade faz um discurso, afirmando a chegada da revolução modernista em nosso país.
A semana
Foi uma ebulição de novas ideias libertadas, nacionalista em busca de uma maneiralivre de se expressar. Todavia, não havia um programa definido: Sentia-se o desejo de experimentar diferentes caminhos do que um único ideal moderno.
* 13 de fevereiro (Segunda-feira): Casa cheia, abertura oficial do evento. Várias pinturas e esculturas que foram espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal de São Paulo, que provocaram reações de espanto e repúdio por parte do público. Oespetáculo tem início com a confusa conferência de Graça Aranha, intitulada “A emoção estética da Arte Moderna". Nesse dia tudo transcorreu com calmaria, o que pode ser considerado estranho para a semana em questão.
* 15 de fevereiro (quarta-feira): Guiomar Novais era para ser a grande atração da noite. Contra a vontade dos outros artistas modernistas, aproveitou um intervalo para tocar algunsclássicos, que agradou o público e foi muito aplaudido. Mas a verdadeira atração acabou sendo a palestra de Menotti del Picchia sobre a arte estética. Menotti apresenta os novos escritores dos novos tempos dos novos tempos e surgem vaias e alguns barulhos diversos, contudo também foi aceito com alguns aplausos por parte da plateia. Quando Ronald de Carvalho lê o poema intitulado Os Sapos de Manual...
tracking img