Escola e diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como a escola deveria trabalhar as questões referentes á diversidade existente na sociedade
 
RESUMO:

O Brasil é o país da diversidade cultural e a instituição escolar é responsável por acolher a diversidade e construir sua história acolhendo- a na unidade. O  objetivo nesse artigo foi de observar e analisar como a escola tem enfrentado esse desafio de educar a diversidade cultural. Aeducação de qualidade é um direito de todos, e para cumprir seu papel a escola precisa ressignificar os conteúdos curriculares para fomentar novas mentalidades, precisa oferecer formação continuada aos professores e mobilizar a todos para um planejamento participativo numa proposta reflexiva sobre as ações educativas e seus resultados,motivando os participantes de modo que não haja desãnimo na construçãodo projeto que visa a educação para todos e transformadora da sociedade.O resultado obtido na pesquisa  mostrou que a escola terá que inovar sua prática pedagógica para produzir saberes significativos  capazes de quebrar as barreiras do preconceito e discriminação ainda presente. A  observação direta no ambiente e nas relações que  se estabelecem no ambiente escolar  demonstrou que a escola estácaminhando na busca do trabalho que inclua a diversidade cultural.

        1.INTRODUÇÃO

            O tema diversidade cultural é relevante no atual contexto na educação que prima pelo respeito ás diferenças, á diversidade e a partir do momento em que a escola desenvolve um trabalho voltado para atender a sua clientela heterogênea sem exclusões. A escola não pode isentar-se do compromisso comos mais necessitados e fragilizados por um sistema desumano e preconceituoso. Educar exige além do cumprimento das obrigações, requer uma postura ética que valorize as culturas que vem sofrendo discriminação nos espaços escolares.

        Ao longo da história da educação brasileira a escola tem privilegiado a cultura do homem branco e hoje, tem dificuldade para educar valorizando adiversidade. A diversidade deve ser educada na igualdade e isso é um problema a ser enfrentados pela escola que precisa oportunizar e produzir saberes a todos sem distinção em todos os níveis de aprendizagens com diversas estratégias para acolher a todos.

       Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo realizada na escola Municipal  Gabriel  Lage da Silva com professores das disciplinas de história e artes e  alunos do 6º ao 9º ano, com o objetivo de observar como a escola tem enfrentado o desafio de oferecer um ensino que respeite a cultura  diversificada da comunidade escolar, e se o currículo, está voltado para uma proposta de trabalho a serviço da eliminação de qualquer tipo de preconceito por parte de educadores e educando,  como é realizada a motivação para uma educação   com aaprendizagem significativa numa perspectiva que envolva escola e comunidade em geral.Foi  levantada a  formação dos professores e a oferta da  formação continuada como é ofertada se o   ambiente é harmonioso formador de alunos críticos, solidários, ativos e criativo, capazes de ler e reler o mundo, conscientes de quem são e seu papel como humano entre os seres vivos e o meio ambiente.

         Otrabalho está dividido em quatro partes. Inicia–se no com a diversidade cultural: currículo. No segundo O desafio da formação de professores. O terceiro, planejamento participativo: motivação dos envolvidos no planejamento participativo e o quarto: resultado da pesquisa .

         A metodologia utilizada na pesquisa que deu origem a este artigo foi a pesquisa de campo o que permitiu conhecer novostipos de preconceito  como a zona rural  que exige repensar o currículo escolar e a educação de forma que contribua para a diminuição das discriminações em sala de aula. As técnicas empregada na pesquisa foram aplicações de questionários e realização de entrevistas procurando compreender como estão enfrentando o desafio de educar a diversidade cultural na escola.

       Com o presente...
tracking img