Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM ABORDADAS POR PIAGET, VYGOTSKY E WALLON


As teorias existentes sobre os processos cognitivos e de aprendizagem. No decorrer de todo este tempo, sempre tínhamos como uma das principais atividades a ser desenvolvidos o debate e as reflexões sobre nossas práticas cotidianas em sala de aula como professores.
Esobre todas as vivências analisadas foi possível perceber a importância dos grandes teóricos sobre toda a construção do processo cognitivo da criança e de que maneira a aprendizagem é operada. E de que forma nós podemos agir como agentes facilitadores dessa construção das operações do conhecimento. Como perceber e identificar certas dificuldades de cognição que uma criança possa ter o quenecessariamente não implica em todas. Para isso temos as principais contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon.
Piaget foi um importante estudioso das operações mentais, inicialmente observando seus três filhos, ele foi acompanhando como o desenvolvimento cognitivo e a capacidade de aprendizagem ia sofrendo alterações de acordo com a idade da criança observada.
De acordo com seus estudos eobservações o processo de construção cognitiva pode ser compreendido através de conceitos fundamentais: assimilação e acomodação. Onde a assimilação seria o momento de interpretação mental do sujeito, a assimilação de novas informações. E a acomodação, ao contrário do que a palavra indica não é algo parado e estável, mas sim a modificação da organização mental. A partir desses dois processos ocorre achamada reequilibração que se caracteriza pela estabilidade, onde inicialmente ocorre um desequilíbrio com a nova informação adquirida, para assim depois ocorrer uma equilibrição com o novo aprendizado.
Segundo sua teoria o universo da construção do pensamento cognitivo e aprendizagem podem ser divididos em quatro estágios: sensório motor, pré- operatório e operatório concreto e operatórioformal. Porém ao afirmar essas divisões Piaget não às define de maneira rígida e inflexível, mas sim como um conjunto de características que servem para nortear a fase de cognição que a criança está passando e que habilidades e operações ela já é capaz de formalizar.
O estágio denominado de sensório motor é recorrente do 0 a 24 meses aproximadamente e se constituem os sistemas de esquemas queprefiguram as futuras operações, mas não ocorrendo aí nenhuma reversibilidade operatória. Podemos afirmar de acordo com esse estágio que a inteligência é anterior a fala.
No estágio pré- operatório que ocorre geralmente dos dois aos sete anos, é perceptível que no final as ações sensórias- motoras começam a implicar representação, imagem mental e sendo, portanto notado a presença de regulaçõessemi- reversíveis. Outra característica bastante recorrente é o egocentrismo na criança, onde ela tem dificuldade de perceber o mundo a partir do ponto de vista do outro, literalmente é como se o mundo girasse em seu redor.
O operatório concreto é caracterizado pela ação interiorizada reversível, a imaginação do pensar a ação e a anulação dessa ação. Isso para a criança é um grande avanço porque apartir deste momento ela consegue desenvolver operações mentais mais complexas.
No operatório formal alcança-se finalmente uma reversibilidade completa e a distinção entre os fenômenos reversíveis e irreversíveis. Esse estágio é observado a partir dos doze anos em diante.
Para Piaget todas as operações são ações interiorizadas, reversíveis e coordenadas em suas estruturas totais. Porém elenão aborda muito a questão da importância do meio social e cultural em que a criança vive para o desenvolvimento das operações mentais. Ele também não se dedicou com profundidade no papel que a escola formal e a ação pedagógica desempenham nesses processos de aprendizagens. Porém em sua teoria fica claro que não houver interação social, portanto não haverá desenvolvimento cognitivo.
Em...
tracking img