Seis Sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto





Seis Sigma e
Logística Enxuta




















Resumo: O objetivo deste artigo é explicar o funcionamento e aplicação dos sistemas Seis Sigma e Logística Enxuta como uma estratégia de mudança e melhoria contínua. Este trabalho apresenta as estratégias usadas para cada metodologia visando a eliminação do desperdício, melhoria nas operações e redução de tempo nosprocessos.

Palavras Chave: Seis Sigma – Logística Enxuta – Eliminação do desperdício
1. INTRODUÇÃO

A cada dia as empresas têm mais necessidade de melhorar os processos, principalmente na gestão logística. Várias são as metodologias usadas para resolução destes e de outros problemas ocorridos durante os processos. É crucial que o gerenciamento dos produtos e processos sejam enxutos,eliminando o máximo possível dos desperdícios.
A metodologia Seis Sigma é uma estratégia que visa à melhoria de todo o processo identificando os pontos de necessidade de melhoria para posteriormente tratá-los e obter mais qualidade e eficiência da organização, com a melhoria de produtos e processos, com o consequente satisfação dos clientes.
A metodologia Logística Enxuta é também conhecida como“Logística Lean” é uma filosofia de gestão que visa identificar as atividades que agregam valores aos clientes, em qualquer processo produtivo, minimizando o máximo possível os desperdícios.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. SEIS SIGMA
De acordo com Pysdek (2003), o programa Seis Sigma foi criado pela empresa Motorola em meados da década de 1980. Seu surgimento ocorreu porque a empresa vinha passandopor crise desde a década de 1970 pela falta de qualidade de seus produtos, com isso, a empresa estava perdendo seus clientes.
O Seis Sigma é um acúmulo de práticas que foram sendo elaboradas para melhorar os processos com a tentativa de eliminar falhas em seus processos, e também, pode ser utilizado como uma estratégia gerencial para promover modificações nas empresas resultando em melhorias nosprocessos, produtos/serviços satisfazendo assim seus clientes. O Seis Sigma tem como prioridade colher resultados planejados com clareza e  tem como objetivo o aumento das margens de lucro das empresas  que o adotam, através da redução de variações nos processos, eliminando falhas nos produtos ou serviços.
 




2.2. LOGÍSTICA ENXUTA
A Logística Enxuta é baseada na gestão “Sistema Lean”,sistema Toyota de Produção que teve sua origem no Japão, após a Segunda Guerra Mundial na fabrica de automóveis da Toyota. A produtividade das indústrias japonesas naquela época era muito baixa, e também existia muita falta de recursos, impedindo assim, a implantação de produção em massa nas fábricas.
A logística enxuta visa identificar no processo de produção aquilo que é de interesse do cliente,o que de fato impulsiona o cliente a comprar um produto, eliminando os desperdícios com produtos que não são de interesse de compra.
Para que a implantação da logística enxuta tenha resultado favorável a empresa deve acompanhar cada etapa de uma venda, do contato do cliente até mesmo a entrega do produto. Com as informações adquiridas dos clientes, a empresa saberá realmente como ela é vista eprincipalmente se ela esta atendendo os interesses de seus clientes. Pode-se dizer que com o conhecimento de todo o processo relacionado à satisfação de seus clientes e seus interesses, a empresa terá o estoque na medida correta para atendê-los.

3. METODOLOGIA

O método Seis Sigma utiliza duas metodologias diferentes aplicadas a cada caso de acordo com a necessidade da empresa. São utilizadasas metodologias DMAIC e DMADV.
A metodologia DMAIC é usada na melhoria de processos já existentes. Esta metodologia possui cinco fases:
Define the problem (Definir): Definir problemas a partir de opiniões de consumidores e objetivos de projetos.
Measure key aspects (Medir): Mensurar e investigar relações de causa e efeito, procurando a causa principal dos defeitos.
Analyse (Analisar):...