Seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO SEIS SIGMA

Em 1997, quando o presidente da GE, John Ewlch, anunciou o maior faturamento nos 105 anos de história da empresa e um lucro fenomenal, houve uma grande surpresa. Não pelos números, mas por creditar parte dos resultados ao programa de qualidade adotado dois anos antes, denominado de Seis Sigma.

A abordagem seis sigma foi desenvolvida pela Motorola, na década deoitenta, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. O programa foi elaborado com o severo desafio do “desempenho livre de defeitos”, e tinha como principais objetivos o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata. A origem do padrão Seis Sigma está num trabalho de benchmarking conduzido pela Motorola. Foram associados os dadosinternos de sua experiência de pedidos, pagamento de fatura e ordens de pagamento a outras estatísticas vinculadas ao dia-a-dia nos Estados Unidos, como a precisão de contas de restaurante, perda de bagagem aérea e prescrição de medicamentos. Também foram pesquisadas empresas conhecidas como tendo alta qualidade e níveis elevados de satisfação do cliente (conhecidas como “best-in-class”) e comparadascom empresas médias.

Os dados das empresas de desempenho médio foram desenhados num gráfico e o seu nível de falha associado a um nível Sigma. As empresas médias tinham taxas de falhas numa faixa de 3000 a 10000 por milhão de passos ou procedimentos, o que é equivalente a um nível Sigma de 3 a 4. Os resultados das melhores empresas, as tais “best-in-class”, foram próximos a 3,4 falhas pormilhão, que é equivalente ao nível de 6 Sigma. A partir desta constatação, a Motorola estabeleceu como meta de qualidade a obtenção do Seis Sigma em 1993. Porém, a popularização do Seis Sigma deve-se à GE de Jack Welch, até então auto-proclamado cético em relação aos programas de qualidade, vistos por ele como uma boa desculpa para se gastar mais dinheiro. Welch descreve Seis Sigma como “a maisimportante iniciativa que a GE já empreendeu”. Em 1995, sob sua orientação, cada operação da GE, desde cartão de crédito, turbinas para aviões, até a rede de TV NBC trabalharam para obter o desempenho Seis Sigma. Só em 1999, a GE economizou mais de US$ 1,5 bilhão por causa do Programa.

Quando falamos em Seis Sigma, referimo-nos a redução na variação do resultado entregue aos clientes a uma taxa de 3,4falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.

Os resultados financeiros são consequências dos resultados no processo pela abordagem Seis Sigma. Estima-se que a média das industrias americanas operam em um nível de qualidade de 3 a 4 sigma, e que isso custa em torno de 10% a 15% de seu faturamento em desperdícios como inspeções, retrabalho, sucata, desgaste da imagem e perda de clientes. Aotrabalhar em Seis Sigma estes custos são eliminados.

Embora as ferramentas usadas não sejam novas, a abordagem Seis Sigma acrescenta considerável valor a elas, desenvolvendo um vocabulário de métricas e ferramentas uniformizado em toda a organização. Ao formalizar o uso de ferramentas estatísticas, evita-se empregá-las isolada e individualmente em um caminho desconectado, intensificando anecessidade de entender e reduzir SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia 3 variações, em vez de somente estimá-las. Seis sigma exige que muitas coisas estejam quantificadas, mesmo sendo intangíveis, como a percepção do cliente. Dessa forma, salienta uma abordagem baseada em dados para o gerenciamento, e não apenas sentimentos ou intuição. A estimativa dos analistas de mercado americanos éde que, a curto prazo, as indústrias de transformação que não estiverem com um nível de qualidade Seis Sigma estarão sem capacidade competitiva. Trabalhar em Seis Sigma significa trabalhar em classe mundial. O impacto do sistema nas empresas continua se traduzindo em montanhas de dinheiro.

O QUE É SEIS SIGMA?

Seis Sigma é tecnicamente um dos elementos do processo do Gerenciamento pela...
tracking img