Seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As ferramentas do Seis Sigma
Publicado em Dezembro 16, 2009 por hayrton
Como publiquei um texto sobre o Seis Sigma, uma leitora me questionou sobre as ferramentas que são utilizadas pela metodologia. Fiz uma pesquisa na internet e cheguei à conclusão que, de maneira geral, as ferramentas podem ser classificadas em duas categorias: ferramentas de otimização de processo, que permitem que asequipes desenhem fluxos de trabalho mais eficientes, e as ferramentas de análise estatística, que permitem que as equipes analisem os dados com mais eficiência.
* Quality Function Deployment (QFD) – é utilizado para entender os pedidos dos consumidores. Basicamente, o QFD identifica os pedidos do consumidor e os avalia em uma escala numérica, com números mais altos correspondendo aos pedidosessenciais e números mais baixos correspondendo aos bons de se ter. Então, várias opções de design são listadas e avaliadas em suas habilidades de atender as necessidades do consumidor. Cada opção de design vale um ponto e aquelas com altas pontuações se tornam soluções preferenciais.
* Diagramas de espinha de peixe – no Seis Sigma, todos os efeitos são resultados de entradas específicas. Essarelação de causa e efeito pode ser esclarecida seja utilizando um diagrama de espinha de peixe ou uma matriz de causa e efeito (veja abaixo). O diagrama de espinha de peixe ajuda a identificar quais variáveis de entrada devem ser estudadas posteriormente. O diagrama completo se parece com um esqueleto de peixe (de onde vem o nome). Para criar um diagrama de espinha de peixe, deve-se começar com oproblema de interesse, a cabeça do peixe. Então, deve-se desenhar a espinha e, saindo da espinha, seis ossos nos quais devem ser listadas as variáveis de entrada que afetam o problema. Cada osso é reservado para uma categoria específica de variável de entrada, como mostrado abaixo. Após listar todas as variáveis de entrada em suas respectivas categorias, uma equipe de experts analisa o diagrama eidentifica duas ou três variáveis de entrada que podem ser a fonte do problema.

* Matriz de causa e efeito (C&E) – a matriz C&E é uma extensão do diagrama de espinha de peixe. Ela ajuda as equipes do Seis Sigma a identificarem, explorarem e exibirem graficamente todas as causas possíveis relacionadas a um problema e assim, procurarem a raiz. É normalmente usada na fase de medição dametodologia DMAIC.
* Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) – os FMEA combatem a probabilidade de erros identificando se um novo produto, processo ou serviço pode falhar. Os FMEA não se preocupam apenas com problemas do próprio projeto Seis Sigma, mas com outras atividades e processos relacionados ao projeto. São similares ao QFD em suas instalações. Primeiro, uma lista de possíveis situações defalhas é criada e avaliada por grau de importância. Então uma lista de soluções é apresentada e posicionada a partir da eficácia com que cada uma resolve os problemas. Isso gera pontuações que permitem que a equipe priorize o que pode dar errado e desenvolva medidas preventivas feitas para essas situações de falha.
* T-Teste – no Seis Sigma, você precisa ser capaz de estabelecer um nível deconfiança sobre suas medições. Geralmente, um tamanho de amostra maior é desejável quando se roda qualquer teste, mas às vezes isso não é possível. O T-Teste auxilia as equipes do Seis Sigma a validarem os resultados de testes usando tamanhos de amostra que vão de 2 a 30 pontos de dados.
* Gráficos de controle (Controle de processo estatístico ou SPC) – confia nas técnicas estatísticas paramonitorar e controlar a variação dos processos. O gráfico de controle é a primeira ferramenta do SPC. As equipes do Seis Sigma usam gráficos de controle para conduzirem o desempenho de um processo em um eixo contra o tempo de outro eixo. O resultado é uma representação visual do processo com três componentes principais: uma linha central, um limite de controle superior e um limite de controle...
tracking img