Seis sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem como objetivo principal o esclarecimento de assuntos voltados às duas ferramentas estatísticas utilizadas em tais organizações que são: Seis Sigmas e BSC, que desenvolvem a origem, função, utilidade, metodologia e os conceitos em geral.

O Programa Seis Sigma
Os Seis Sigmas nasceu da década de 80 na empresa Motorola com o objetivo de aumentar o nível dequalidade de processos até atingirem o ‘’nível Seis Sigma’’ que consiste em ter uma margem de 3, 4 erros por milhão (3 erros a cada milhão de execuções da mesma tarefa).Pois o programa é basicamente um conjunto de ferramentas e técnicas baseado na mensuração de fatos que identificam e eliminam as variações ou falhas nos processos com o objetivo de transformar tais informações em conhecimento parasolucionar o problema para ter uma redução da variabilidade em relação a uma meta específica e contribuição para o melhor controle dos resultados.

Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigmas estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.

“O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do inicio ao fim e depois fazer com que cada um naorganização esteja envolvido a implementá-la”. (Kaplan e Norton, 2001).
O conceito de Balanced Scorecard foi desenvolvido para que fosse possível analisar e organização de formas diferentes das atuais. Isso ocorreu em 1990, até então todas as medidas de desempenho eram baseados em aspectos contábeis e financeiros.
Com a evolução do conceito de qualidade, as organizações passaram a enxergar que a qualidadedos produtos/serviços. Sendo que a organização precisa sempre estar melhorando suas praticas no mercado, com o intuito de possuir as melhores práticas, porém ao mesmo tempo, tem de sempre manter sua estratégia com os seus clientes-alvo.
Uma preocupação permanente na estratégia Seis Sigma é a redução da quantidade de desperdício, os denominados “defeitos”. Na estratégia Seis Sigmas, defeito équalquer desvio de uma característica que gere insatisfação ao cliente (externo ou interno).
O fato de que um processo Seis Sigma equivale à redução de defeitos em produtos ou serviços para um nível de 3,4 defeitos por milhão causa um bloqueio inicial às instituições, que julgam ser praticamente impossível. Todavia, mesmo grandes e famosas empresas que adotaram a estratégia Seis Sigma, como a GE e aMotorola, alcançaram esse nível em alguns de seus processos. A adoção da estratégia as direciona a busca permanente da melhoria nos demais processos.
A qualidade desde que reconhecida pelos clientes torna-se uma vantagem competitiva duradoura e lucrativa, sendo assim de suma importância em todos os processos para entrega de produtos e serviços.
Gera sucesso sustentado: Pois o SS temcaracterística de manter, ao longo do tempo, os ganhos obtidos. Isto é possível em razão do monitoramento do processo que foi melhorado.
Determina uma meta de desempenho comum: busca alinhar os esforços de todos os funcionários para um objetivo comum (Metas e Alvos), buscando produtos e serviços livres de defeitos para atender ás expectativas dos clientes.
Aplicação das Ferramentas BSC e Seis Sigmas(Casos de Sucesso)
BSC- O caso a seguir foi pesquisado em vídeos do youtube.
A GOL Linhas Aéreas, chegou ao mercado com a ferramenta BSC integrada a seus sistemas, dessa forma muitas outras linhas passaram a utilizar esse método de trabalho a seus serviços. Mas o caso é baseado a TAM Linhas Aéreas, que instalou a ferramenta BSC após o surgimento da GOL. Antes de essa ferramenta entrar em ação, aTAM nos meses de baixas, fazia seus vôos com uma percentagem de 65% para menos dentro de seus aviões.
Após a infiltração do Balanced Scorecard a empresa teve uma melhoria e crescimento mais ou menos em 10% de aumento em meses que os clientes viajavam menos, meses estes menos festivos que as pessoas viajam por motivos necessários. Como o mês de outubro que quase não há um grande fluxo nas...
tracking img