Desenvolvimento da fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A autora inicia o capitulo com uma serie de questionamentos e desta forma nos faz refletir sobre os múltiplos enfoques no processo de construção da fala. Baseado em sólida pesquisa científica, estecapitulo mescla harmonicamente teoria, pesquisa e aplicações práticas cotidianas dessas informações. Hellen Bee demonstra varias teorias e afirma que no processo de aquisição da linguagem, o maisimportante é a construção que a crianças faz da linguagem como parte do processo cognitivo do que os argumentos de que ela acontece de forma inata ou sob princípios operantes. Por fim conclui-se que odesenvolvimento da linguagem segue caminhos semelhantes a medida em que a criança progride, porem a autora enfatiza que apesar das pesquisas, o código lingüístico da criança ainda não foi decifrado, muitose sabe sobre como não explica a linguagem e que este processo é algo milagroso.

Principais idéias

O texto é dividido em subtítulos que facilitam a pesquisa e estimulam a leitura, desta formavou tentar sintetizar as principais idéias:

A comunicação não se faz só com palavras, mas também com gestos e expressões afetivas.

A criança comunica-se com o mundo muito antes de falar. Orecém-nascido produz vários sons diferentes que não são considerados como uma linguagem propriamente dita, mas que não deixam de ser formas de comunicação. Essa fase é denominada pré-linguística, ou seja, afase que vem antes da aquisição da linguagem em si.

O contato de olho e o sorriso também são formas de linguagem usadas pelo bebê. Durante as brincadeiras em que você mantém contato de olho e sorripara ele e ele sorri e olha para você, ele está se comunicando, e este pode ser considerado o primeiro passo no seu desenvolvimento.

Á medida que a criança se desenvolve, ela começa a responderaos gestos e palavras da mãe e de outras pessoas. Ela pode dar pegar, mostrar e reagir aos objetos e pessoas. Dessa forma, a criança participa do ambiente antes de ter o domino das palavras.

Com...
tracking img