Seis sigmas - virtual anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA DE JOINVILLE – UNIDADE 02 - FATESC
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Atividade Colaborativa
Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

PROFESSORA DANIELA CARTONI
Tecnologias de Gestão

Joinville – SC

2011

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por objetivo ressaltar o processo das ferramentas de gestão como Seis Sigma e Balanced Scorecard, que sãoutilizados por diversas empresas com objetivo de maximizar seus resultados e se destacar com processos e produtos.
Frente às inovações tecnológicas e processos inovadores, as empresas buscam programas de qualidade total com o intuito de se destacar entre seus concorrentes e assim ganhar a confiança de seus clientes.
As ferramentas apresentadas neste trabalham trazem justamente o que todo e qualquerempreendedor procura, qualidade nos processos, melhoria nos produtos e redução de defeitos em seus produtos.

ATIVIDADE COLABORATIVA

SEIS SIGMA

Frente à inovação tecnologia que o mundo nos apresenta, é de extrema necessidade que as empresas tenham programas que aprimorem seus processos e melhorem cada vez mais seus produtos e serviços a fim de atingir a satisfação de seus clientes quebuscam por produtos de melhor qualidade a cada dia que passa, e também aumentar os lucros financeiros de sua empresa.
O Seis Sigma vem com este objetivo. Trata-se de uma ferramenta estratégica de gerenciamento dos processos/produtos com objetivo de melhorar a qualidade e a produtividade consecutivamente aperfeiçoar os resultados financeiros.
O termo “sigma” mede a capacidade do processo emtrabalhar livre de falhas, sendo desta forma quanto maior for o sigma em um processo, melhor serão os produtos e serviços e menor será o numero de defeitos. Uma grande preocupação nesta estratégia é de reduzir o desperdício (defeitos).
A implantação de qualquer ferramenta que vise ajustar a eficiência de uma empresa e de seus processos requer um levantamento aprofundado das áreas que necessitam passarpor ajustes, estudar onde os erros estão ocorrendo e trabalhar em cima destes dados. Para cada empresa são escolhidas ferramentas da qualidade a serem empregadas de acordo com suas reais necessidades.
Para Pande, Neuman e Cavanagh (2001), Seis Sigma é:
[...] um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis Sigma é singularmente impulsionadopor uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado dos fatos, dados e análise estatística e pela atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos do negócio.

SURGIMENTO

O surgimento desta ferramenta foi nos anos de 1986 e 1987, em uma grande empresa conhecida mundialmente (Motorola), que ao sofrer grande perda de competitividadefrente seus concorrentes resolveram optar pela implementação de medidas que tivessem como objetivo geral a questão da qualidade e melhoria de seus produtos.
Ao implantar o SS a Motorola passou a monitorar seu desempenho e fazer comparações frente a seus concorrentes, verificando os produtos que agradavam seus clientes e levando a sério a questão da qualidade em seus processos. Na verdade, oprograma redefine qualidade como o valor agregado por um esforço produtivo e busca que a empresa alcance seus objetivos estratégicos. Cada vez que acontece um erro, a empresa gasta tempo e dinheiro para corrigi-lo. Isso quer dizer que, ao projetar e fabricar produtos quase sem defeitos, ou a prevenir a possibilidade de erros, ela está contendo gastos e ganhando mais confiabilidade de seus clientes.Vale ressaltar de depois de apenas dois anos da Motorola aplicar o SS na empresa eles foram reconhecidos com um prêmio de extrema importância para a organização (Malcom Baldrige National Quality Award). Sem sombra de dúvidas podemos citar o caso da empresa Motorola como um estudo de caso onde o programa foi de fundamental importância para a reestruturação da organização, garantindo assim...
tracking img