Afuga das galinhas

733 palavras 3 páginas
Embora pareça ser apenas um simples desenho, o filme a fuga das galinhas tem um conteúdo filosófico a nos passar, porque o filme trata de galinhas que vivem em uma situação de alienação em uma granja, na qual elas precisam botar ovos e aquelas que não botam são mortas.

As galinhas tentam fugir, mas todas as tentativas são frustradas, porque muitas tem medo de serem pegas e mortas por terem tentado fugir, ou então dos cachorros que fazem a vigilância da granja.

Elas tentam se organizar para planejar a tão sonhada fuga e são lideradas por uma companheira chamada Ginger que se sentiu indignada ao ver uma de suas amigas ser morta por não ter botado nenhum ovo. Ela então resolve que todas precisam fugir da granja para que não tenham o mesmo fim da companheira.

As galinhas fazem uma reunião e Ginger tenta convencer as amigas que fora da granja existe um mundo melhor, com liberdade e sem cercas, tentando mostrar para as amigas que as cercas não cercam só a granja, que elas estão nas nossas cabeças. Uma das companheiras diz que tudo o que Ginger disse é besteira e que elas nunca vão conseguir fugir, enquanto uma diz que as chances de fuga são uma entre 1 milhão. Ginger insiste e diz que então há uma chance.

De repente chega um galo voador e diz que mora na terra da liberdade, mas na verdade ele vive na mesma situação das galinhas só que em um circo. Da mesma forma que as galinhas, ele também quer liberdade, porque não quer continuar vivendo em um circo.

Após muitas tentativas frustradas, as galinhas fazem um avião e conseguem fugir.

Partindo da história retratada pelo filme, podemos fazer uma análise filosófica comparando à Alegoria da Caverna, na qual os prisioneiros estão ali desde a infância e não sabem nada sobre o mundo exterior à caverna. No caso do filme, podemos dizer que a granja é a caverna pois as galinhas vivem em uma situação de aprisionamento, mas a diferença é que elas querem fugir, e os prisioneiros da Alegoria da Caverna não querem fugir,

Relacionados