Fundamnentos sociologicos

662 palavras 3 páginas
Sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos aborda as relações sociais nas atitudes das pessoab s e no seu comportamento e como a sociedade montem sua estabilidade e sofre mudanças.

Fatos sociais-é qualquer forma de coerção sobre o individuo que é tido como uma coisa exterior a ele, ou seja, forma de pensar, de agir que se impõe ao homem como algo exterior .

O positivismo Aug Cmt defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

Métodos objetivado do fato social(A COISA)- a observação, a discrição, a comparação e o calculo estatístico.

A coisa de opõe a ideia tudo o que se opõe à ideia, aquilo que conhecemos a partir do exterior, algo onde a inteligência não transpõe de maneira natural e ainda, afastando no tratamento destes fatos, os preconceitos, objetivando com isso, precisão na investigação.

Solidariedade para Durkheim é a forma de convivência, é o elo social, sem que haja a desagregação social.

Solidariedade mecânica o individuo a sociedade sem nenhum intermédio é constituído de conjuntos +/-organizado de crença e sentimento comuns a todos os membros do grupo é chamado tipo coletivo.

Solidariedade orgânica processo de individualização dos membros da sociedade que passam a ser solidários por terem uma esfera própria de ação. A função da divisão do trabalho, onde cada individuo tem seu papel na sociedade num sistema de funções diferentes e especiais onde cada individuo tem um papel diferenciado e marca seu papel na sociedade.

As causas do suicídio são em suma forças sociais que variam de

Relacionados