Seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História e Aplicação

UMA FERRAMENTA EM BUSCA DO DEFEITO ZERO

REGINA PANAZZO 2009

INTRODUÇÃO

Hoje, qualidade é uma questão indispensável, uma necessidade para quem quer se estabelecer no mercado globalizado. As empresas devem ter essa consciência e, cada vez mais, buscar melhorias para oferecer melhores produtos aos seus clientes. Tempos atrás, pensava-se em obter melhorias somente emmanufaturas. Atualmente, esta melhoria atinge processos mais amplos, nos mais diversos setores, inclusive nas prestadoras de serviços. Saber detectar problemas e encontrar soluções eficazes deve fazer parte da rotina de uma empresa. O objetivo deste trabalho é oferecer uma visão global e integrada dos conceitos, ferramentas e etapas para a implementação da Estratégia 6 Sigma, que é uma nova formapara medir o quanto um produto é bom. Esta metodologia revolucionou diversas empresas como Motorola, General Eletric, Allied Signal, entre outras. Apresentamos neste estudo um pouco da história do 6-Sigma, seus conceitos e o passo a passo, mostrando quais as ferramentas empregadas e a lógica de sua utilização.

2

História Como Surgiu o 6 Sigma
Em 1981, Bob Galvin, o Presidente de Motorola,seguiu o exemplo do CEO da Hewlett Packard (HP), John Young, e estabeleceu o programa de melhoramento "10x". Galvin pediu que a Motorola fizesse, em cinco anos, aquilo que a HP levou uma década para realizar. A Motorola saiu na busca de metodologias para implementar melhorias, suprimindo gastos e melhorando os processos. Bill Smith, um engenheiro da Motorola, era o responsável pela investigaçãoda vida útil de um produto e quão freqüentemente esse produto era reparado durante o processo de fabricação. Em 1985, Smith apresentou um trabalho concluindo que, se os defeitos fossem detectados e corrigidos durante o processo de fabricação, era estatisticamente improvável que novos erros surgissem nas provas finais do produto. Se o produto fosse montado livre de erros, a probabilidade de falhasdurante o uso inicial pelo cliente seria significativamente reduzida. Ao mesmo tempo, a Motorola descobriu que as melhores organizações (como por exemplo, Hewlett - Packard) fabricavam seus produtos sem necessidade de reparação e retrabalho durante a produção. O desafio de produzir produtos livres de falhas é o desafio fundamental de Seis Sigma. A Motorola fez uma parceria com a Texas lnstruments,a IBM, a Digital Electronies, a Asea Brown Boveri e a Kodak para estabelecer e financiar o Instituto de Investigação Seis Sigma, em Schaumburg, Illinois. O Dr. Mikel J. Harry (hoje da Six Sigma Academy) coordenou esse esforço para esclarecer o significado estatístico de Seis Sigma e desenvolver as ferramentas e estratégias necessárias para sua implementação. Foram principalmente a Motorola e aGeneral Eletric que trouxeram esta metodologia para o Brasil na segunda metade da década de 90.

3

Definição Básica

Mikel Harry, considerado o “pai” do 6-Sigma, foi um dos membros integrantes do grupo original da Motorola que desenvolveu o conceito desta metodologia, diz que: “6 Sigma é uma metodologia para a melhoria de processos que faz com que se atinjam níveis de defeitos da ordem de 3,4partes por milhão, para as características críticas de qualidade ou CTQs (Característica Criticas da Qualidade).” A General Electric se tornou uma das primeiras a adotar 6-Sigma e reportou benefícios de mais de 300 milhões de dólares no seu primeiro ano de aplicação. Além disso, teve um papel essencial na popularização do 6-Sigma. Para Jack Welch, ex-presidente da General Eletric, “6 Sigma é algomais abrangente. Na verdade, é uma filosofia de negócios que visa a produção de bens e serviços virtualmente isentos de defeitos.”

Conceito
Sigma é uma letra grega utilizada pela estatística para medir o desvio-padrão de uma população. Em qualidade, o sigma é uma medida de variabilidade usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente. Quanto maior o sigma do...
tracking img