Seicho no ie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seicho-No-Ie significa (Lar do Progredir Infinito, numa tradução livre) é uma filosofia/religião de origem japonesa. Monoteísta, enfatiza o não sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus, e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz.
Surgiu em 1º de março de 1930 e cresceu no pós-guerra no Japão, quando a sociedade japonesa viu desmoronar areligião oficial do Estado, baseada na crença na divindade do imperador e uma das bases da ideologia militarista. Nesse vácuo ideológico e espiritual surgiram ou cresceram inúmeras seitas e religiões, entre elas a Perfect Liberty, a Igreja Messiânica Mundial (Johrei), Seicho-No-Ie, etc. Foi fundada por Masaharu Taniguchi e se mundializa a partir da II Guerra Mundial. Seu conjunto doutrinárioincorpora elementos da ciência, do cristianismo, do budismo e do xintoísmo.
Masaharu Taniguchi nasceu em a 22 de novembro de 1893, na Vila de Karasuhara, município de Kobe, no Japão.entregou-se ao estudo teórico e prático das ciências psíquicas que exerciam atração sobre ele e nas quais depositava a confiança de que poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade.
Quando a Primeira GuerraMundial estava no auge, imperava no Japão uma literatura moralizante, espiritualista e nacionalista. Taniguchi dedicou-se novamente à leitura e descobriu uma sutra budista (daizokio), tirando dela o ensinamento fundamental: "Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou tudo isso foi o coração... Segue-se disso que a doença pode ser curada com o coração..." Este conceito tornou-sefundamental no Seicho-no-iê.
Taniguchi ensinava que existia somente um Deus, o qual era representado de maneiras diferentes nas várias religiões. Ele se colocou como um messias cuja missão era unificar todas as religiões. O símbolo da Seicho-No-Ie revela esse intuito quando mistura a cruz cristã, a suástica e a lua budista e o sol xintoísta. Seu culto consiste em palestras acerca dos ensinamentos erelatos pessoais de curas, cânticos, orações e agradecimentos.
A Seicho-no-iê é uma das cento e trinta novas religiões do Japão, e sua doutrina resume-se em três principais proposições: matéria não tem existência real; só existe a realidade espiritual; O mal não existe; é pura ilusão da mente humana; O pecado também não existe; é mera ilusão.
A doutrina preza pelo respeito às hierarquias tanto noâmbito privado (o modelo patriarcal do ie) quanto público (submissão ao Imperador).Predominava ainda a idéia de que o Japão seria o "centro ordenador do mundo" (chûchin kiitsu) e o Imperador a pedra angular do Império e mundial (MAEYAMA, 1967, p.58). Pela grande população de imigrantes japoneses, as novas religiões chegaram quase que simultaneamente ao Brasil. Em pouco tempo conseguiram grande númerode adeptos, não só entre os descendentes de japoneses mas entre toda a população em geral.
A Verdade essencial da Seicho-No-Ie é: "O Homem é Filho de Deus" e, sendo assim, é herdeiro de todas as dádivas dele. Basta apenas que se conscientize disso para manifestar no mundo fenomênico (mundo material) a sua perfeição.
As práticas adotadas pelos praticantes da Seicho-No-Ie são :
Prática de atos deamor e caridade;
Leitura de Sutras Sagradas e palavras da Verdade;
Prática da Meditação Shinsokan (que, numa tradução livre, significa "ver e contemplar Deus").
A Seicho-No-Ie também estuda as "leis mentais", das quais se destaca a lei "Os semelhantes se atraem" (Lei da Atração).

Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-No-Ie:
1ª) Agradecer a todas as coisas do Universo;
2ª) Conservarsempre o sentimento natural;
3ª) Manifestar o amor em todos os atos;
4ª) Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos;
5ª) Ver sempre a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas;
6ª) Anular totalmente o ego;
7ª) Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível;
8ª) Iluminar a mente, praticando a Meditação...
tracking img