Segurando do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGENTES QUÍMICOS
São substâncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, ou pela natureza da atividade de exposição possam ter contato através da pele ou serem absorvidos pelo organismo por ingestão; Poeiras, Fumos, Névoas, Neblina, Gases, e Vapores.
São os agentes ambientais causadores em potencial de doenças profissionais devido à sua ação química sobre oorganismo dos trabalhadores. Podem ser encontrados tanto na forma sólida, como líquida ou gasosa. Além do grande número de materiais e substâncias tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, uma variedade enorme de novos agentes químicos em potencial vai sendo encontrados, devido à quantidade sempre crescente de novos processos e compostos desenvolvidos.
Eles podem serclassificados de diversas formas, segundo suas características tóxicas, estado físico, etc. Conforme foi observado, os agentes químicos são encontrados em forma sólida, líquida e gasosa.
Os agentes químicos, quando se encontram em suspensão ou dispersão no ar atmosférico, são chamados de contaminantes atmosféricos. Estes podem ser classificados em:
. Aerodispersóides Gases e Vapores
Gases
Sãodispersões de moléculas no ar, misturadas completamente com este (o próprio ar é uma mistura de gases). Não possuem formas e volumes próprios e tendem a se expandir indefinidamente. À temperatura ordinária, mesmo sujeitos à pressão fortes, não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido.
Vapores
São também dispersões de moléculas no ar, que ao contrário dos gases, podemcondensar-se para formar líquidos ou sólidos em condições normais de temperatura e pressão. Uma outra diferença importante é que os vapores em recintos fechados podem alcançar uma concentração máxima no ar, que não é ultrapassada, chamada de saturação. Os gases, por outro lado, podem chegar a deslocar totalmente o ar de um recinto.

As principais vias de penetração destas substâncias no organismo humanosão:
• O aparelho respiratório,
• A pele,
• O aparelho digestivo.
os gases e vapores podem ser classificados Em quatro grupos:
• irritantes,
• asfixiantes (simples e químicos),
• narcóticos,
• tóxicos sistêmicos.

Dados sobre os efeitos no orgasmo dos agentes químicos existentes nas áreas analisadas de forma significativa para sua caracterização de insalubridade.
ÁCIDO CLORÍDRICOO principal risco do ácido clorídrico é a sua alta ação corrosiva sobre a pele e mucosas, podendo produzir queimaduras cuja gravidade dependerá da concentração da solução.
O contato do ácido com os olhos pode provocar redução ou perda total da visão, se o ácido não for removido imediatamente, através de irrigação de água.
Os vapores do ácido produzem efeito irritante sobre as vias respiratórias.O ácido clorídrico, em si, não é um produto inflamável, mas quando em contato com certos metais libera hidrogênio, formando uma mistura inflamável com o ar.
Este ácido não deve ser armazenado próximo de substâncias inflamáveis ou oxidantes, como por exemplo, ácido nítrico ou cloretos, e nem próximo de metais.
AGUARRÁS
A aguarrás em altas concentrações é irritante para os olhos, nariz egarganta.
Tem características de uma substância fracamente alérgica, podendo causar sérias irritações nos rins.
Quando aquecida, emite fumos irritantes, sendo considerada uma substância moderadamente perigosa.
AMÔNIA
A intoxicação industrial pela amônia é, geralmente, aguda, se bem que, de forma menos comum, também pode produzir-se de forma crônica.
Os efeitos irritantes da amônia afetamespecialmente o trato respiratório superior e, em grandes concentrações, afeta o sistema nervoso central, produzindo espasmos. Produz-se irritação do trato respiratório superior quando a concentração é superior a 100 mg/m3 , mesmo que a concentração máxima tolerável para uma hora seja de 210 a 350 mg/m3.
As salpicaduras de água amoniacal nos olhos são especialmente perigosas.
A rápida penetração da...
tracking img