Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: CUSTOS COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO, CONTROLE E APOIO A DECISÕES


STRATEGIC MANAGEMENT OF COSTS: COST AS A TOOL FOR PLANNING, CONTROL AND SUPPORT FOR DECISIONS


DIEGO ROBERTO CULAU GARCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FELIPE SILVA DO CANTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MARCELO ANDRIGHETTO FOLTZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DORIO GRANDE DO SUL


RESUMO
As organizações buscam cada vez mais por melhores resultados. Para isso, saber gerir os custos de produção é fundamental, tendo em vista que, quanto menores os custos, maior será o lucro. Levando em consideração esta constante busca pela minimização dos custos, este artigo apresenta as metodologias geralmente utilizadas pelas empresas para alocação de seus custos deprodução, ressaltando os critérios de cada um, além de demonstrar de que forma tais metodologias influenciam no planejamento estratégico e no controle do processo produtivo das mesmas. Para tanto, utiliza-se de referenciais teóricos que irão basear a análise de casos práticos de empresas de ramos diferenciados, que mantém seus controles de custos peculiares.

Palavras-Chave: Custos; GestãoEstratégica; Controladoria; Planejamento.

ABSTRACT
Organizations increasingly seek for better results. For this, be able to manage production costs is critical, considering that the lower the cost, the greater the profit. Taking into account this constant quest for cost minimization, this paper presents the methodologies commonly used by companies to allocate their production costs, highlighting eachof the criteria, and demonstrate how these methodologies influence in strategic planning and control production process thereof. To do so, we use the theoretical frameworks that will base the analysis of case studies of companies differentiated branches, which keeps your cost controls peculiar.

Keywords: Cost; Strategic Management; Controller; Planning.

1. INTRODUÇÃO
Atualmente, cadavez mais a alocação de menores custos é importante para a competitividade das empresas dentro do mercado consumidor. Isto, por que os níveis de preço, que são determinados pelo próprio mercado, dificilmente podem sofrer altas variações, tendo por tanto, a empresa que adaptar-se para atingir as margens esperadas de lucro.
Observa-se então, neste estudo, as metodologias mais utilizadas àdistribuição de custos, o planejamento que será feito através de determinados métodos e como o custo pode influenciar nas tomadas de decisão das empresas. Através da análise de estudos de caso baseados em gestão e controladoria de custos, será apresentada a relação entre teoria e prática, mostrando o quanto do que contém as literaturas sobre o assunto de métodos de custeio realmente é utilizado pelasempresas dentro de um mercado competitivo e o quão importante é a manutenção de métodos de controle para a saúde financeira e estrutural das organizações.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
Para entender de onde surgem os dados utilizados para a gestão estratégica de custos é necessário entender primeiramente as metodologias utilizadas para obtenção dos mesmos. Diversos teóricos demonstram autilização de diferentes métodos que, de uma forma ou de outra, modificam direta e indiretamente o resultado das operações da empresa. O administrador deve, primeiramente, identificar qual método demonstra melhor como de fato são distribuídos os custos da empresa e, para isso, precisa conhecer os métodos que serão descritos a seguir, ao longo desse artigo.
Os métodos de custeio mais utilizadossão, segundo Carareto, Jayme, Tavares e do Vale (2006), os seguintes: por absorção, variável e baseado em atividades (ABC, do inglês Activity-Based Costing). Há ainda os sistemas de custo: padrão e meta. Cada método realiza a distribuição de uma forma diferente, de forma que o resultado encontrado para um método na maioria das vezes difere dos outros. Ainda, para os mesmos autores, a distribuição...
tracking img