Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Origens da Guerra
Para os povos da Europa, a Grande Guerra era uma guerra para acabar com todas as outras. Entretanto, sua “resolução” criou um novo conflito, de proporções muito maiores.
A Alemanha e a Itália, com graves problemas econômicos e sociais, viram ascender regimes de extrema direita. A Liga das Nações, criada ao final do conflito, não tinha força militar efetiva, limitando-se aimpor sanções econômicas, que pouco efeito surtiram.

2. Conjuntura Europeia
Na década de 1930, o sentimento de otimismo do final da guerra foi embora. A crise de 1929 acentuou os nacionalismos, fazendo reaparecer uma atmosfera de inquietação. A Europa se dividiu em 3 blocos: a URSS, isolada; as democracias liberais e os Estados fascistas. A aproximação desses países dependia muito mais deinteresses econômicos e políticos do que das ideologias pregadas.
A situação piorou com o expansionismo de alguns países:
Japão  conquista da Manchúria (set/1931), penetração na China (1937). Liga apenas protestou. Itália  Etiópia (1935). Alemanha  Renânia (1936)
1936 – Formação do Eixo Roma-Berlim, com acordo entre Mussolini e Hitler. Os pequenos estados da Europa Central pressentiam a ameaça.Hitler não escondia seus objetivos expansionistas, ao contrário, proclamava a necessidade de união dos “povos germânicos”.
A Inglaterra tentava contornar as questões internacionais pacificamente. A França, tentando garantir-se contra a Alemanha, apegava-se a Inglaterra. URSS estava isolada e os EUA declaravam-se neutros. Hitler podia agir

Seu plano de expansão tinha etapas bem calculadas:
1938 anexou a Áustria à Alemanha. Passou a reivindicar a integração das minorias germânicas dos Sudetos (Checoslováquia). A Checoslováquia não cedia e convocava suas tropas. A guerra parecia inevitável.
Mussolini reuniu as potências ocidentais para resolverem pacificamente a questão. Na Conferência de Munique, ingleses e franceses permitiram a anexação dos Sudetos, acreditando ter evitado a guerra.Em menos de um ano, Hitler invadiria o restante do território da Checoslováquia.
Mussolini ameaçava interferir na Albânia. Hitler agora voltou-se para a Polônia. Exigia a anexação do território de Dantzig e da faixa que dava saída para o mar para a Polônia.
A Alemanha, que tinha firmado com Japão e Itália um acordo contra a expansão do comunismo, fez com a URSS, em 1939, um pacto denão-agressão. Uma cláusula secreta decidia que a Polônia seria invadida e dividida entre os dois países, e que a URSS ficaria livre para expandir-se para o Mar Báltico (Letônia, Lituânia e Estônia).
Em 1º/09/1939, a Alemanha invadiu a Polônia, que mal pode resistir três semanas a tática da blitzkrieg. A Inglaterra, aliada à Polônia, declarou guerra à Alemanha. A frança fez o mesmo. A Itália ficaria até o anoseguinte fora da guerra. A Rússia dominou a Polônia Oriental e invadiu a Finlândia.

3. O Desenvolvimento Militar da Guerra
1939-1940: guerra dentro do continente europeu
1941-1945: expansão mundial do conflito
No início, não entraram na guerra nenhum outro país europeu além dos anexados pela Alemanha com base no ataque que iria desfechar na França (Noruega, Bélgica e Holanda). A Dinamarca,mesmo ocupada, não declarou guerra à Alemanha.
Em 1940, em apenas seis semanas, os alemães ocuparam quase toda a França. O governo francês se instalou ao sul. Os exércitos ingleses na França foram obrigados a recuar, com enorme perda de material e homens.
Sem condições de continuar a luta, a França assinou um armistício em junho/1940. A Alemanha não dominava uma pequena parte da
Europa.
Oobjetivo de Hitler era retirar a Inglaterra da luta, e então voltar-se para a URSS. Daí a concentração dos esforços alemães na batalha contra a Inglaterra.
Mas, mesmo praticamente sozinha na guerra, Hitler não conseguiu vencer a Inglaterra. Churchill, primeiro-ministro inglês, prometendo a sua população “sangue, suor e lágrimas”, não se entregou.
Com a Europa Central e Meridional sob domínio,...
tracking img