Vistas auxiliares desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VISTAS AUXILIARES
Existem peças que tem uma ou mais faces oblíquas em relação ao plano de projeção. Vela os exemplos:

Em desenho técnico, o modelo deve ser representado em umaposição, em que as faces com seus elementos possam ser analisados e e estejam em verdadeira grandeza (V.G.)
Nesse tipo de peças com faces deformadas oblíquas, as vistas ortogonais apareceremdeformadas e superpostas, então precisaremos represen ta-las de maneira especial

Para que não haja essa deformação nas vistas de peças com partes ou elementos oblíquos precisaremos imagina um plano deprojeção paralelo a face oblíqua. Este plano inclinado recebe o nome de plano de projeção auxiliar.

Rebatimento do plano de projeção auxiliar
Nesse caso repare que a vista lateral foi omitida, poisesta fica melhor representada em V.G. na vista auxiliar. A linha de ruptura indica que parte da peça suprimida, por não apresentar inteReresse na interpretação da peça.

Representação especial
Jáaprendemos que em certos casos em uma peça as vistas ortográficas normais, não permitem interpretar de maneira satisfatória todos os elementos da peça. Aprendemos a usar asvistas auxiliares e a projeção com rotação. Analisando a peça abaixo, vemos que aface oblíqua é ligada por uma nervura, isto dificulta a representação de uma vista auxiliar.

Veja o uso da projeção ortográfica com uma vista frontal normal e duas vistas especiais: vista A e vistaB. Na vista frontal aparece representada uma seção dea nervura. A vista A mostra , em verdadeira grandeza, os elementos visíveis da face oblíqua da peça e a nervura, representada pela linha paraarestas e contornos não visíveis. A vista B foi suprimida a representação, por linhas tracejadas, da face oblíqua da peça. Não há necessidade de mostrar a face oblíqua nesta vista, porque ela...
tracking img