Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia do Trabalho Científico

Ciências Contábeis

Professor: CLÉRYSTON RAFAELL WANDERLEY DE MEDEIROS

Componentes: Ana Gabriela de Oliveira Alves
Felipe Jorge Saraiva de Oliveira
Lenita Nair de Medeiros Queiroz
Marcelo Garcia Pereira
Nágila Isaiane Pereira Dantas
Thales Vinícius de Oliveira1 - Introdução

A pesquisa desenvolve os procedimentos utilizados em comparação com o que se pretende que seja o ideal, para que pequenas empresas familiares, que são tratadas como um mero sustento de suas famílias, possam se profissionalizar diante de nossa realidade e se desenvolver de maneira gradativa acompanhando as atuais exigências de mercado.
O tema da gestãode empresas familiares tem originado grande polêmica entre os seus defensores, que a consideram o tipo de organização ideal e os seus opositores, que as acusam de ser um modelo obsoleto. Os primeiros argumentam que as empresas familiares são a coluna vertebral econômica das nações e é o terreno ideal para o nascimento de novos empresários. Os segundos defendem que elas são mais propensas à emergência de conflitoslaborais e às crises.
Épocas de mudança polarizam expectativas. A aceleração do tempo histórico torna o mundo menos previsível. A dispersão das crenças sobre o que o futuro nos reserva é fonte de tanta angústia e perplexidade quanto à incerteza sobre o amanhã. Nenhuma generalização ou previsão indutiva contém mais informação do que a soma de suas ocorrências particulares conhecidas.
As empresas,sejam as bem-sucedidas ou as extintas, apresentam, em geral, o mesmo quadro de problemas, necessidades e expectativas, visto que atuam no mesmo ambiente socioeconômico, sofrendo assim, o impacto dos mesmos fatores estruturais ou de variáveis conjunturais. Embora todas possam compartilhar dos mesmos problemas, detêm condições diferentes de reagir, demonstrando algumas diferenças significativas dedesempenho. Algumas dessas condições podem ser levantadas numa pesquisa por amostragem, enquanto outras, que indicam a capacidade de a organização reagir às condições de mercado a que está submetida para serem percebidas e levantadas, de um acompanhamento das referidas condições e ações da empresa diante delas.
As organizações, no cenário globalizado e competitivo de hoje, têm uma variedade deresponsabilidades e objetivos, dentre os quais se destaca a sua capacidade de atrair e mobilizar as poupanças e direcioná-las àqueles investimentos eficientes geradores da renda necessária ao desenvolvimento socioeconômico da comunidade. As deficiências da correlação das variáveis do mundo econômico-financeiro estão provocando sérias imperfeições nos processos de tomadas de decisões empresariais,gerando consequências nefastas, quer para a sobrevivência das empresas como suporte social, quer para a própria eficiência. 
Contudo, estas organizações são apenas alguns aspectos que serão estudados mais profundamente ao longo deste trabalho. Partindo destas reflexões iniciais fazem-se necessários alguns questionamentos, para que haja um melhor entendimento acerca da importância do discurso deGestão de Empresa Familiar no espaço caicoense. A finalidade deste estudo: Qual o perfil ideal para assumir o controle e executar as mudanças necessárias para que a empresa cresça se desenvolva e obtenha sucesso? Quais os pontos fortes e fracos das empresas familiares? A importância que se tem estas pequenas empresas e a realidade que são submetidas por falta de planejamento e capacitação dos nossosgestores?
Refletindo acerca destas questões, acredita-se que se conseguirá aproximar um pouco mais deste movimento, lançando um novo entendimento em relação à Gestão de Empresas Familiares.

2 - Justificativa

A justificativa para dissertação sobre este tema é obter uma análise, sob o ponto de vista da administração da empresa. A empresa familiar se tornou um objeto de estudo específico...
tracking img