Neuromarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Neuromarketing

Resumo
Fala-se aqui sobre a inovação na comunicação, apresentando como tema uma nova disciplina, o neuromarketing, que cria novos parâmetros no mundo da comunicação, surgindo uma novidade que ainda tem poderes desconhecidos. Por ser algo relativamente recente e inovador, o neuromarketing ainda não é um domínio de grande parte dos profissionais da comunicação. No entanto, já hápesquisas realizadas as quais remetem para uma análise mais aprofundada. Percebeu-se, que o neuromarketing, mesmo polêmico e revolucionário, veio para agregar inovações e experiências de comprovada eficácia ao mundo publicitário.
Introdução
Todas as pessoas, de um outro modo, são consumidoras. Embora algumas ofereçam artigos para o consumo de outras, também consomem. Isso faz o mundo girar,cabendo à publicidade fazer a evidência desses artigos a serem consumidos.
O convencimento dos consumidores para comprarem determinado produto, investirem e acreditarem naquela marca tem a contribuição direta da comunicação como parte das estratégias de marketing. Uma boa imagem da marca surge a partir da construção de uma comunicação visual e coerente com o perfil da mesma, apropriando-se do usoestratégico das técnicas visuais para que a persuasão dos consumidores seja eficaz.
Atualmente existem inúmeras maneiras de como atingir um target. E cada dia surgem mais inovações. Neste trabalho pretendo apresentar uma abordagem cientifica do surgimento da disciplina chamada neuromarketing, o qual tende a revolucionar o mundo da publicidade e propaganda.
A publicidade e propaganda deveatingir seu target de forma concisa e direta. Para isso deve ser feita uma campanha destinada especificamente a este. Nem sempre os profissionais dessa área conseguem inovar, ainda que devam estar em constante inovação. No ponto de vista do marketing, devem ser utilizadas ferramentas, disciplinas e técnicas de forma estratégica e eficaz. A partir disso, pergunta-se: O que é o neuromarketing e qual é oseu real poder?
Pode-se dizer que o neuromarketing, ao aliar as pesquisas cientificas da neurociência com a propaganda do marketing, permite inúmeras formas de ver o pensar e o agir do target.
Percebe-se, no decorrer deste estudo, que as inovações trazidas pelo neuromarketing vão de encontro a técnicas fartamente utilizadas por profissionais da propaganda e publicidade, chegando a destruirmitos e crenças tão difundidos nesse campo. Assim, busca-se apresentar esta nova forma de estudo comunicacional (neuromarketing) destacando-se seus benefícios e inovações propostas.

Neuromarketing

A partir das necessidades do mundo atual e da sua relação com a publicidade, propaganda e marketing, foi apresentada uma pesquisa da área, o neuromarketing, que pode ser entendido como:Capacidade para avaliar o impacto das comunicações relativas às medidas discutidas no âmbito dos modelos anteriores. Não só permitem a investigação através da neuro-imagem, como também lhes permite delinear quais estímulos desencadeiam a excitação, confiança, prazer, isto é, as emoções que levam as pessoas a comprarem. Na medida em que estes estímulos são alheios às características dos produtos, oresultado é uma tentativa de manipular o consumidor e sua decisão de compra (WILSON; GAINES; HILL; 2008)

Para chegar à fronteira final do consumidor, o cérebro, o neuromarketing traz inovações, e quebra mitos e crenças publicitárias ao estudar a neurociência e aliá-la ao estudo publicitário. O neuromarketing lê o subconsciente humano através de aparelhos usados pela neurociência. A partir dasdescobertas da neurociência pode-se criar o neuromarketing. Usando a neurociência o marketing pode evoluir, fazendo com que o neuromarketing use as finalidades da neurociência e, transformando e adequando, use para suas próprias finalidades. Afinal vê-se a partir da soma da neurociência e do marketing, o surgimento do neuromarketing, sendo a neurociência a origem da explicação do que é neuromarketing....
tracking img