Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Adventista de Santos
Disciplina: História
Profº Edson

A Segunda Guerra Mundial

Aluna: Thayná de Lima Santos
Turma: 3º E.M.

Santos
Fevereiro/2013

Introdução
O seguinte trabalho tem como tema a Segunda Guerra Mundial, um dos acontecimentos que mais marcou a história. De forma sucinta, visa falar sobre as causas que levaram a tal, bem como trazer uma visão geral do queaconteceu e ainda suas consequências para o mundo.
A metodologia utilizada foi a pesquisa em sites da internet, bem como obras e documentários nela contidos.

Causas
Um conflito desse porte não surgiria sem antes ter importantes motivos. Entender as causas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é difícil sem antes relembrar a Primeira Guerra (1914-1918) e analisar o seu fim.
No fim da PrimeiraGuerra, com a necessidade de acabar com a guerra e punir a Alemanha, a então culpada pelo conflito, foi criado o Tratado de Versalhes que assinado pelas potências europeias pretendia a paz. Seu principal ponto determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a certo número de nações da Tríplice Entente. Ostermos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.
Além disso, a Grande Depressão econômica de 1929 ajudou na ascensão de regimes totalitários. Na Alemanha surgiu oNazismo comandado por Adolf Hitler e, na Itália, o Fascismo liderado por Benito Mussolini. Esses tipos de governo tiveram o apoio do povo devido às propostas de uma Alemanha e Itália ideais, que escapariam da crise e dominariam o mundo. Sem a crise, esses regimes que durante a Segunda Guerra buscavam dominar os povos e conquistar mais territórios, não ganhariam força.

O Começo
O início da guerradeu-se com a invasão alemã sobre a Polônia, em 1 de setembro de 1939. De imediato, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha. A Polônia é derrotada e então Hitler avança sobre outros territórios da Europa: Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e, em seguida, a França. A Inglaterra também foi atacada por Hitler, mas os ingleses venceram. Enquanto as forças aéreas bombardeavamLondres, o exército nazista se uniu às forças italianas fascistas para invadir a Grécia, em 1940.
Até este ponto tratava-se de uma guerra entre o continente europeu, mas logo o conflito se expandiu pelo mundo com a invasão italiana ao norte da áfrica. Os fascistas acabaram sendo derrotados pelos ingleses no Egito, mas só não perderam poder totalmente porque a Alemanha ajudou com reforços e conseguiugarantir um equilíbrio de forças. Mas, na verdade, os alemães estavam mais interessados na rica quantidade de matéria-prima para aprimorar suas indústrias bélicas, presente no território soviético, que acabou sendo invadido pelos mesmos.
Nesta altura o Japão tentava conquistar a Ásia e, apesar de contar com o apoio de Hitler, ainda não havia entrado na guerra. Em 1941, os EUA protestaram contra oJapão, pedindo para que retirassem suas tropas da China e da Indochina, áreas que eram de seu interesse, mas os japoneses se recusaram e acabaram sendo proibidos de receber matéria-prima de outros países. O Japão então atacou as frotas americanas em Pearl Harbor e ambos os países passaram a fazer parte da guerra.
Houve então o surgimento de dois grupos: os Aliados, liderados pela Inglaterra,França, EUA e URSS; o Eixo, com Alemanha, Itália e Japão.

Fases
Podemos dividir a guerra em duas fases: A primeira (1939-1942) é marcada pelas conquistas do Eixo e suas vitórias sobre diversas partes Europa, Ásia e África, tendo destaque para a Alemanha, o participante mais poderoso do grupo; e a segunda fase é marcada pelos avanços dos Aliados (1942-1945) e as derrotas do Eixo.
Em 1943, as...
tracking img