Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segunda Guerra Mundial

Conflito militar global, a II Guerra Mundial envolve países de todos os continentes e dura de 1939 a 1945. Resulta do choque de interesses entre as nações após o fim da I Guerra Mundial e das pretensões da Alemanha de ampliar seu poderio na Europa e no mundo. Termina com a destruição do III Reich, de Adolf Hitler, o declínio das nações da Europa e a emergência de duassuperpotências mundiais, EUA e URSS, protagonistas no período da Guerra Fria (1949-1991). Os mortos na guerra são estimados em quase 50 milhões, a maioria civis. Nos campos de trabalho forçado, concentração e extermínio são mortos 6 milhões de judeus e 4 milhões de comunistas, homossexuais, eslavos, ciganos e portadores de deficiências, em um dos maiores genocídios da história.

Antecedentes

Aderrota da Alemanha na I Guerra Mundial favorece a ascensão do nazismo ao poder, em 1933. As potências ocidentais permitem o crescimento nazista para bloquear a influência da URSS e do comunismo na Europa. Em 1935, a Alemanha reinicia a produção de armamentos e restabelece o serviço militar obrigatório, em desrespeito ao Tratado de Versalhes, feito no fim da I Guerra. Um ano depois, ocupa aRenânia e dá início a uma ofensiva diplomática forjando alianças. Oferece ajuda econômica à Itália fascista e apoia Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola. Assina com o Japão um pacto contra a URSS, em 1936.
Em 1938, domina a Áustria com apoio da população e do governo. Depois, com a condição de não invadir a Polônia, recebe o aval de França e Grã-Bretanha para incorporar os Sudetos, região daTchecoslováquia habitada por alemães. Hitler aproveita ainda as desconfianças da URSS em relação às potências capitalistas para assinar um acordo de não agressão com o líder soviético Josef Stálin: o Pacto Germânico-Soviético, de 23 de agosto de 1939. Abre-se, assim, para Hitler, o caminho a leste para atacar a Polônia. Ele pretende recuperar a zona do Corredor Polonês, que une a Alemanha à PrússiaOrientar (parte da atual Polônia e da Federação Russa [Kaliningrado]).


Ofensiva Alemã

As tropas alemãs invadem a Polônia em 1º de setembro de 1939 e travam uma ofensiva-relâmpago (blitzkrieg). É estabelecido um governo nazista, e inicia-se a perseguição às minorias. O Reino Unido, comprometido com a defesa polonesa, e a França, aliada inglesa, declaram guerra à Alemanha. Começa a II GuerraMundial. Em seguida, Hitler ocupa a Dinamarca, a Noruega, a Holanda (Países Baixos) e a Bélgica.
Com a retirada de Dunquerque, cidade francesa na beira do Canal da Mancha, o Exército belga-anglo-francês sofre a primeira grande derrota. Em junho de 1940, Hitler submete metade do território francês à ocupação das forças nazistas. Após a tomada de Paris e a assinatura pelo governo francês doarmistício com os alemães, o subsecretário de Defesa Nacional Francesa, o general Charles de Gaulle, exila-se no Reino Unido e passa a dirigir a Resistência Francesa.
Em setembro de 1940, o Eixo, pacto entre Alemanha, Itália e Japão, é formalizado, estabelecendo o apoio mútuo entre os países em caso de ataque por potência ainda não envolvida na guerra, no caso os Estados Unidos. Londres é bombardeadapelos alemães, que também ameaçam o domínio inglês no Egito. Hitler reorienta sua máquina de guerra para o Leste Europeu, e o território da União Soviética é invadido, sem uma declaração formal de guerra, em 22 de junho de 1941. Nesse momento, a Alemanha já dominava vários países do Leste Europeu, como Romênia, Bulgária e Hungria, além de Iugoslávia e Grécia. Mas o Exercito Soviético avança, emcontra-ataque, sobre os países satélites da Alemanha, agora lutando em duas frentes de guerra.

Ataque Japonês

Os japoneses precipitam a entrada dos EUA na guerra ao bombardear, em 7 de dezembro de 1941, a base naval de Pearl Harbor, no Havaí. Definem-se, assim, as duas facções em conflito. De um lado, os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e, de outro, os Aliados (França, Reino Unido,...
tracking img