Sedentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE Nº. 1 – ED. FÍSICA – FUNDAMENTAL.


SEDENTARISMO


O Sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Não praticar atividade física tem um peso enorme na incidência dedoenças cardiovasculares, porque interfere em todos os outros fatores de risco, provocando literalmente o desuso dos sistemas funcionais.
O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência devárias doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio.
O sedentarismo é definido como falta ou grande diminuição da atividade física.Com a evolução da tecnologia e a troca das atividades ocupacionais que exigem gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço, reduzindo assim oconsumo energético de seu corpo.

Por que o sedentarismo é tão ruim?

Porque ele pode até matar. Um terço das mortes causadas por doenças coronarianas, diabetes, câncer do colo do útero e deintestino tem a ver com a falta de exercícios, isso sem falar na obesidade, calcula-se que, de tão parada, a humanidade hoje esteja gastando 800 calorias a menos por dia do que há 20 anos, porque tudo éum convite à preguiça – o carro, o controle remoto, o telefone sem fio... E a criançada vai na onda, ficando cada vez mais tempo sentada diante da tevê.

Como deixar de ser sedentário?

Paraatingir o mínimo de atividade física semanal, devemos praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica ou jogar bola. É uma proposta válida para evitar o sedentarismo emelhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 30 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana de maneira consciente e como um “hábito devida”. Qualquer desconforto sentido durante ou depois de exercícios, deve ser avaliado por um profissional. O exercício não precisa e não deve ser exaustivo se o propósito for saúde.
Podemos começar...
tracking img