Sdsd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional Profº José Nery de Mesquita
Aluna: Leilane Assis Data: 12/10/11
Profº Hans

Semana de Arte Moderna 1922

A Semana de Arte antiga ocorreu em uma época cheia deturbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parteignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. A Semana de Arte Moderna ocorreu no período da República Velha (1889-1930), controlada pelas oligarquias cafeeiras - as famílias quatrocentonas - epela política do café com leite (1898-1930).
A semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo no ano de 1922, entre os dias 13 17 de Fevereiro no Teatro municipal da cidade. Esse evento marcou o inicio domodernismo na Brasil. Apesar de tudo o que acontecia na época a elite paulista se espelhava os padrões estéticos europeus e bem tradicionais. A semana de 22 veio para revolucionar a linguagem, aescrita e principalmente a arte, isso tudo porque ela tinha como objetivo apresentar novas ideias e outras formas de ver a arte, uma grande mudança que ocorreu foi em relação a poesia pois antes era sóescritaa e passou a ser declamada. Algumas de suas pinturas tinham influência cubismo, expressionismo e do futurismo, muitas delas causaram indignação da sociedade na época.
Os principais artistas quese destacaram no modernismo foram: Mário de Andrade Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Villa-Lobos,Tácito, Di Cavalcanti e Tarsila Do Amaral. Ela foi considerada a principal estrutura do modernismo no Brasil.
Tarsila pintou uma obra que ganhou destaque no modernismo, o Abaporu que em tupi significa "homemque come gente" foi uma pintura que ela fez para dar de presente de aniversário a seu marido na época Oswald de Andrade, nessa obra ela procurou destacar o trabalho braçal, que na época era muito...
tracking img