Leds origem ao funcionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEDs

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................. 04

HISTÓRICO.......................................................................................................05

FUNCIONAMENTO...........................................................................................06CARACTERÍSTICAS.........................................................................................06

VANTAGENS DO LED......................................................................................06

CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................09

INTRODUÇÃOEste trabalho tem como objetivo tratar do funcionamento do LED (Light Emitting Diode), criação, principais benefícios decorrentes do uso do mesmo, características, dentre outros fatores. Com o propósito de esclarecer assuntos que possam envolver o bom manuseio e funcionalidade do LED, sendo este um semicondutor que permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou nãode luz, uma vez que esta é sua principal função.



HISTÓRICO
Apesar do LED ser um componente muito comentado hoje em dia, sua invenção, por Nick Holonyac, aconteceu em 1963, somente na cor vermelha, com baixa intensidade luminosa ( 1 mcd ). Por muito tempo, o LED era utilizado somente para indicação de estado, ou seja, em rádios, televisores e outros equipamentos, sinalizando se o aparelhoestava ligado ou não.
O LED de cor amarela foi introduzido no final dos anos 60. Somente por volta de 1975 surgiu o primeiro LED verde – com comprimento de onda ao redor de 550 nm, sendo muito próximo do comprimento de onda do amarelo, porém com intensidade um pouco maior, da ordem de algumas dezenas de milicandelas.
Durante os anos 80, com a introdução da tecnologia Al ln GaP, os LEDs da corvermelha e âmbar conseguiram atingir níveis de intensidade luminosa que permitiram acelerar o processo de substituição de lâmpadas, principalmente na indústria automotiva.
Entretanto, somente no início dos anos 90, com o surgimento da tecnologia InGaN foi possível obter-se LEDs com comprimento de onda menores, nas cores azul, verde e ciano, tecnologia esta que propiciou a obtenção do LED branco,assim, todo o espectro de cores.
Até então, todos estes LEDs apresentavam no máximo de 4.000 a 8.000 milicandelas, com um ângulo de emissão entre 8 a 30 graus. No entanto, no final dos anos 90, apareceu o primeiro LED de potência Luxeon, responsável por uma verdadeira revolução na tecnologia dos LEDs, pois apresentava um fluxo luminoso (não mais intensidade luminosa ) da ordem de 30 a 40 lumens ecom um ângulo de emissão de 110 graus.
Hoje em dia, temos LEDs que atingem a marca de 120 lumens de fluxo luminoso, e com potência de 1,0 – 3,0 e 5,0 watts, disponíveis em várias cores, responsáveis pelo aumento considerável na substituição de alguns tipos de lâmpadas em várias aplicações de iluminação.
Sua funcionalidade básica é a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna maisconveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos, também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semáforos, sendo muito utilizado em painéis de led, cortinas de led, pistas de led e controle remoto da televisão.
Painel
Um painel de LED é uma placa formada por micro lâmpadas de luzesvermelhas, azuis e verdes (RGB), que formam pixels. Estes recebem informações de um processador específico, que transformam luzes em imagens.
Cortina de LED
As cortinas de LED têm sido cada vez mais utilizadas em shows, eventos corporativos e em cenografias. O sistema possui vários pixels amarelos possíveis de montar e formatar de várias maneiras.
Uma lâmpada de LED e que compõe a matéria prima...
tracking img